Grupo Heineken expande o Programa Volte Sempre para bares e restaurantes

Iniciativa já coletou mais de 785 mil embalagens, o que representa mais de 377 toneladas de vidro

A edição deste ano do Programa Volte Sempre, lançado em 2018 pelo Grupo Heineken, foi ampliada e abrange agora bares e restaurantes, registrando um total de mais de 785 mil embalagens. Isso equivale a aproximadamente 377 toneladas de material. Além disso, o programa conta com mais de 9 mil clientes ativos, resultando em uma economia de 269 m³ em aterros sanitários.

A iniciativa busca promover a mudança de hábitos dos consumidores em relação ao descarte de vidro e abordar os principais desafios da reciclagem desse material no Brasil: a escassez de coleta seletiva e o descarte inadequado pós-consumo. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) em 2022, o Brasil produz anualmente mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro, totalizando mais de 1,3 milhão de toneladas incorporadas ao mercado em diversas formas. No entanto, apenas 300 mil toneladas são recicladas anualmente.

“O vidro é um material que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade. 2,9% de energia é economizada a cada tonelada reciclada e 1 kg de caco utilizado em novas embalagens substitui 1,2 kg de matéria-prima virgem”, afirma Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

O Programa Volte Sempre contribui para a meta da empresa de atingir 100% de circularidade das embalagens no on trade até 2025 e, da marca Heineken, de alcançar 80% de circularidade de suas embalagens até 2030.

Processos

Atualmente, o programa é implementado nas cidades de Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Recife (PE), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Salvador (BA), e Aracaju (SE).

O projeto envolve máquinas instaladas em supermercados, condomínios, bares e restaurantes para coleta e trituração de embalagens de vidro descartáveis. Participantes que utilizam as máquinas em condomínios e supermercados recebem pontos-caco por embalagem, que podem ser trocados por cashback para desconto em produtos do Grupo Heineken. Eles também podem visualizar os impactos ambientais, sociais e econômicos resultantes de sua participação no Programa Volte Sempre.

“Nossas parcerias ajudam a reforçar o nosso compromisso em construir um legado relevante no mundo em que vivemos e mostra que, quando realizamos algo em conjunto, estamos potencializando a chegada das nossas ações para ainda mais pessoas”, destaca Ornella.

O vidro coletado pelas máquinas em supermercados e condomínios é recolhido por cooperativas locais, que obtêm renda por meio da venda desse resíduo para a indústria vidreira. No caso das máquinas em bares e restaurantes, a coleta e descarga do material são realizadas por um operador logístico dedicado, encarregado de transportar o vidro até a indústria vidreira.

A indústria vidreira utiliza todo o vidro triturado como matéria-prima na produção de novas garrafas e embalagens, que retornam aos estabelecimentos e varejo. Dessa forma, o ciclo circular se completa. Os parceiros da Heineken para a realização desse projeto são o Grupo Seiva e a Owens-Illinois (O-I).

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist