Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Pode estar no final mais um ciclo de exuberância do varejo norte-americano?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

Começo do ano é tempo de balanço e previsões. E sempre é importante olhar o que acontece no consumo dos Estados Unidos, ainda o maior mercado varejista mundial, porém cada vez mais desafiado pelo crescimento da China.

O atual ciclo de expansão do consumo e do varejo nos Estados Unidos começou no início desta década, após a recessão que marcou o período 2007-2010, e que se alastrou para muitas outras economias.

No período, o desemprego por lá caiu de 9,6% em 2010 para 4,4% estimados para 2018, número que se aproxima do chamado desemprego estrutural.

A expansão da economia norte americana, medida pelo crescimento do PIB no ano passado deverá ficar próxima a 3%, com significativa ampliação sobre o ano anterior quando esteve próxima a 2%.

O desempenho é muito significativo para uma economia madura como a norte-americana, que deverá alcançar um PIB de US$ 19,8 trilhões em 2018, mas é importante lembrar que em mercados como China e Índia esses indicadores de crescimento deverão ser mais do que o dobro do que o que se observa nos Estados Unidos.

No mercado norte-americano os setores de varejo foram fortemente influenciados pela recuperação e crescimento do consumo e a expansão dos diversos canais e formatos de varejo é o melhor sinalizador dessa evolução, especialmente nos últimos anos.

O varejo como um todo por lá, excluindo foodservice, cresceu 3,4% na média aritmética no período de 2010-2017 e a estimativa é que tenha crescido exuberantes 5,8% em 2018, segundo os dados do Bureau de Censo daquele país.

Isso não impediu que um número sem precedentes de lojas fossem fechadas e uma significativa redução de espaço no varejo ocorresse nos últimos anos, pelo crescimento do varejo “não loja”, especialmente pelo e-commerce.

Com isso esse crescimento tem comportamentos setoriais distintos nas diversas categorias.

A maior expansão é sem dúvida, exatamente do varejo não loja, que é puxado pelo canal de vendas pela internet, o mais exuberante de todos, e mais outros canais de vendas diretas que, na média 2010-2017 teve expansão de 8,91 e a previsão para 2018 é 10,2%, repetindo crescimento superior a 10% dos últimos quatro anos.

Para o canal lojas o maior crescimento em 2018 deverá ser para o setor de moda e acessórios, com expansão prevista superior a 4,6%, depois de ter uma expansão média de 3,0% entre 2011-2017.

Outro setor com forte crescimento em 2018 é farmácias e drugstores com expansão superior a 4% em 2018, tendo crescido 3,21% no período 2010-2017. Junto com o de lojas de produtos para saúde e cuidados pessoais que deverá crescer 3,9% em 2018, tendo a média anterior sido de 3,60%.

Fica comprovado o quanto a combinação de medicamentos, saúde, bem estar e cuidados pessoais têm, sistematicamente, apresentado consistente crescimento estrutural acima da média do setor por conta do envelhecimento da população e da maior preocupação e atenção com esses temas.

As lojas de material para construção e acabamento também acompanharam a expansão recente do setor imobiliário nos EUA e deverão ter crescimento de quase 4% em 2018, seguido de perto pelas lojas de móveis e artigos para o lar com crescimento de 3,9 %.

Outro segmento que teve comportamento coerente com os novos hábitos da população com forte crescimento no ano passado foi o das lojas do tipo clubes de atacado, como Costco, quase equivalentes ao nossos Atacarejos, junto com os Supercenters, que apresentaram expansão superior a 3,8%, quando a média do período de 2011-2017 foi de 3,34%, confirmando a tendencia de maior expansão do varejo de valor em parte representado por esses formatos de lojas.

As lojas de departamentos de descontos como Target, K Mart e outras, perderam mercado no período, pelo desgaste do modelo de negócio e pela concorrência direta de outros formatos e canais, e deverão ter crescimento próximo a zero em 2018, um pouco melhor do que a média de 2011-2017 quando o crescimento foi negativo em 3% no período.

Da mesma forma, outro segmento que vem perdendo mercado continua a ser o das lojas de departamentos tradicionais que deverão ter crescimento negativo próximo a 1% em 2018, quando tiveram média negativa de 2,9% no período de 2011 a 2017.

Para as lojas de alimentos e bebidas, incluindo supermercados, lojas de conveniência e outras, o crescimento neste ano passado deverá ser próximo a 3,4% e na média de 2011 a 2017 foi de 3,1%. Sempre lembrando que esse setor tem sofrido a concorrência mais direta das drugstores que ampliaram sua oferta dessas categorias em suas lojas e o varejo não loja e o food service já que ambos têm tido importante expansão pela mudança de hábitos envolvida nessas categorias.

O fim próximo desse ciclo de exuberância ?

Um ciclo tão longo de forte crescimento como o experimentado pela economia norte-americana como foi o atual já desperta fortes preocupações em diferentes segmentos globais, não sendo poucos os que preveem uma reversão próxima desse quadro pelo esgotamento dos elementos que proporcionaram essa expansão.

Acrescente-se a esses temores os desafios enfrentados pelos Estados Unidos pelo crescimento da China, as crescentes dificuldades econômicas dos países europeus, a forte expansão das economias emergentes, especialmente na Ásia, todos esses elementos contribuindo para tornar o cenário futuro um pouco mais sombrio.

Para não falarmos sobre os próprios conflitos políticos internos, envolvendo o presidente e suas relações com o Congresso, que culminaram com o atual “shutdown”com inúmeros órgãos públicos impedidos de atuar e um clima de dúvidas e incertezas que chegam até mesmo a considerar a perspectiva, improvável, de um impeachment do presidente Trump.

Como bem sabemos, deve ser muito difícil e complexo viver uma realidade tão díspar como essa.

NOTA: É com esse cenário que estaremos participando com uma delegação de mais de 230 dirigentes e executivos dos setores de varejo e consumo do Brasil da próxima NRF em Nova Iorque no período de 12 a 16 de janeiro pesquisando e avaliando os cenários e seus impactos em outros mercados.

E no período de fevereiro a março estaremos mostrando o que de mais importante pode ser apreendido num circuito de dez eventos em diversas capitais no Retail Trends – O melhor do pós NRF.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Empresas facilitam troca de produtos para fidelizar clientes

Próxima Postagem

Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Destaque do dia

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil
Tecnologia

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025
St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Próxima Postagem
Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Geração Z valoriza experiência e redes sociais para fazer compras

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

UniCredit e Google Cloud anunciam parceria de 10 anos para acelerar transformação digital

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja lançar mais pontos de venda

Fini renova parceria com fabricante de sorvetes e planeja alcançar mais pontos de venda

12 de maio de 2025
Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

Chinesa GAC Motor diz a Lula que vai fabricar carros em Goiás

12 de maio de 2025
Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

Gigantes chinesas prometem investir R$ 27 bi com chegada de novas marcas e delivery ao Brasil

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.