De vez em quando, eu paro para pensar: e se o restaurante realmente resolvesse tudo o que se relaciona à nossa fome? Reuni algumas questões que talvez nossos clientes se façam, mas não dividiram conosco.
Quero abastecer minha casa com os ingredientes dos meus pratos favoritos de vários restaurantes que eu frequento, mas quero prepara-los sozinho. O restaurante já tem as suas receitas (fichas técnicas), poderia calcular para o número de porções que eu desejo, conectar com um varejo e eu receber em casa com tudo certinho, até fracionado se possível.
Desejo e praticidade. Não sou uma pessoa que cozinha, mas quero receber uma linha de refeições congeladas para o meu dia a dia, com todo sabor e qualidade dos meus restaurantes favoritos. Veja, eu quero várias culinárias de chefs totalmente diferentes. Não vou encher o meu freezer com tudo muito parecido.
Tenho uma data especial e quero encontrar amigos e familiares para celebrar a vida. Quero um espaço gostoso, mas não quero uma sala fechada e perder a vibe do restaurante. Ou, tenho um espaço e quero transportar a experiência para lá. Ou, ainda, quero comprar tudo e ter a oferta do restaurante dentro da minha casa para esse momento de celebração.
Adoro as saladas e frutas daquele restaurante natural. Seria ótimo se ele me abastecesse como hortifruti, porque as frutas são sempre doces, estão perfeitas para consumo e os sucos são o máximo. Quando vou ao hortifruti, acho que não faço boas escolhas. Não sei se o melão está maduro e se a ameixa está doce. É muito frustrante.
Amo meus restaurantes favoritos, mas estou começando uma dieta. Parece que, sempre que saio para comer, eu exagero. Queria um pacote fit com soluções de refeições, mas também suplementos para consumir em casa. Além disso, quando eu for ao restaurante que me abastece, gostaria de ter a mesma solução, sem me sentir excluída.
Muitas questões refletem os desejos de consumidores cada vez mais modernos e críticos na hora de resolver sua fome.
Mas qual rede de restaurante, cafeteria, bar ou confeitaria tem parado para ouvir essas perguntas e, principalmente, agir sobre elas? E você, empresário independente?
Olhando as questões, parece que tudo isso já existe. No supermercado, há o serviço que entrega uma caixa com tudo fracionado para uma receita. Existem muitos sites de comida congelada, outros tantos de suplementos. É possível reservar uma mesa em meu restaurante para comemorar, e posso, na saída do restaurante, fazer uma outra comprinha no famoso “empório” da marca.
Mas quem de nós está realmente ouvindo o que o cliente deseja para a experiência de resolução da sua fome?
Nem sempre é fome de comer. É fome de experiência, fome de atendimento premium, fome de cuidado nutricional e fome de parceria com meu momento de vida.
Cada um que empreende no setor busca entregar receitas de família, surpreender o cliente com uma excelente arquitetura, ingredientes ultrasselecionados, atendimento gentil e pedidos ágeis. Porém, quantos de nós pararam para pensar na lógica de consumo moderno?
As questões atuais no mercado de alimentação são muito menos sobre alimentos e muito mais sobre omnicanalidade, tecnologia e como ela torna a jornada para resolver a fome do cliente de forma mais inteligente.
Fato é que se não refletirmos e agirmos, daremos espaço para que outros players acessarem nosso mercado e promoverem a disrupção.
Amanhã embarco para a NRF, em Nova York, levando comigo essas perguntas. Será que eles por lá já resolveram isso tudo? Não tenho certeza. Mas sei que, olhando outros modais, vou trazer inspirações para os players brasileiros sobre esses recortes.
Até a volta!
Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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