Entre os meses de novembro e dezembro, foram registradas mais de 76 mil tentativas de ciberataques no Brasil. O levantamento, realizado pela ISH Tecnologia, evidencia que os cuidados devem ser ainda maiores durante o período prolongado de compras que engloba a Black Friday e o Natal.
Esses números colocam dezembro como o segundo mês com mais tentativas de ciberataques em 2024, ficando atrás apenas de outubro, mês marcado por outra alta nas vendas devido ao Dia das Crianças. Os dados da ISH Tecnologia também mostram que quase metade dos ataques (47%) tem origem no roubo de senhas. Além disso, chama a atenção o fato de que 20% dos incidentes registrados em novembro ocorreram nos dias anteriores à Black Friday.
“O varejo é, cada vez mais, um setor altamente digitalizado, e com uma grande quantidade de dados sensíveis, seja dos colaboradores das empresas, como dos usuários que estão fazendo suas compras”, explica Luiz Ricardo Guimarães, gerente de Cibersegurança da ISH.
O roubo de credenciais, seja por adivinhação ou por invasão com técnicas de hacking, responde sozinho por quase metade dos incidentes contra o varejo. O levantamento da ISH também revela que o disparo de malwares (18%) e as invasões a sistemas da web (15%) aparecem em seguida como os principais tipos de ataques.
“São ataques disseminados de forma direcionada, com o objetivo de conseguir acesso à rede das corporações. Além disso, observamos o uso de técnicas avançadas que dificultam a detecção de arquivos maliciosos nos sistemas”, diz Guimarães.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock