A L’Oréal ampliou vendas em todas as regiões no ano passado, exceto na China. Em balanço divulgado na tarde desta quinta-feira, 6, a gigante de cosméticos francesa disse que suas vendas globais totalizaram de 43,48 bilhões de euros em 2024, representando alta de 5,6% ante o ano anterior e avanço de 5,1% no conceito de mesmas lojas.
Apenas no norte asiático – que inclui a China -, porém, as vendas anuais caíram 3,2% considerando-se as mesmas lojas, a 10,3 bilhões de euros.
O lucro líquido da L’Oréal aumentou para 6,41 bilhões de euros no ano passado, ante 6,18 bilhões de euros em 2023. O fluxo de caixa líquido somou 6,6 bilhões de euros.
Por volta das 8h30 (de Brasília), a ação da L’Oréal tombava 4,3% na Bolsa de Paris.
Participação na Sanofi
A L’Oreal venderá parte de sua participação na Sanofi para a própria empresa farmacêutica francesa por 3 bilhões de euros (US$ 3,11 bilhões), reforçando seu balanço patrimonial enquanto o setor de beleza passa por uma desaceleração.
O acordo diversificará as fontes de financiamento da gigante da beleza e representará uma parte do programa de recompra de 5 bilhões de euros da Sanofi, definido na semana passada, disseram as empresas nesta segunda-feira, 3.
A L’Oreal declarou que venderia uma participação de 2,3%, ou cerca de 29,6 milhões de ações por 101,5 euros cada, de volta à empresa farmacêutica. Após a venda, a L’Oreal deterá 7,2% do capital acionário da Sanofi e 13,1% de seus direitos de voto. “Continuaremos a apoiar o desenvolvimento da Sanofi como um acionista leal e importante e estamos confiantes nas perspectivas da empresa”, disse o diretor financeiro da L’Oreal, Christophe Babule.
A venda será realizada por meio de uma transação em bloco fora do mercado e deverá ser concluída nos próximos dias, acrescentaram as empresas.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock