O primeiro passo para tornar o seu negócio sustentável a curto, médio e longo prazos é exercitar a sua visão estratégica. Analise o mercado e considere fatores externos que possam impactá-lo, como ações realizadas pela concorrência e as principais tendências do seu setor, que são direcionadas mediante os comportamentos do consumidor.
Todo negócio tem uma história relevante para ser contada. Será que você está conseguindo encantar o cliente em todos os canais da empresa e pontos de contato com ele? Como está a comunicação no site da empresa, no e-commerce, nos canais digitais de atendimento, nas lojas e com o time de vendas? Se você já usa recursos de IA, ensine-a também a contar essa história.
O storytelling da marca precisa ser visual, mas também vivido por todos dentro da empresa, e estar diretamente conectado à cultura. Como você está contando a história dos seus princípios e ações de meio ambiente, impacto social e governança? Considere também, nesse processo, a experiência e jornada de compra do cliente. Se você ainda não começou a incorporar conceitos e práticas para tornar o seu negócio omnichannel, você está atrasado.
Estratégia nenhuma sobrevive se você não prepara pessoas para dar sustentação a ela e colocá-la em prática. Por isso, é tão importante estimular e fazer investimentos no desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, especialmente, das lideranças. Afinal, líderes precisam assumir o papel de embaixadores da mudança e atuar ativamente no processo de desenvolvimento pessoal do seu time. Como fazer isso se eles não estiverem preparados para assumir esse papel de forma clara e assertiva.
Capacitações profissionais precisam ir além das paredes das salas de treinamento e aterrissar na rotina da operação. Sem colocar em prática, ferramentas, planilhas e processos são apenas um kit de utensílios aguardando o uso enquanto permanecem na gaveta. Ter definições sem ação, dedicação e engajamento do seu time, de nada irá adiantar. Portanto, é papel fundamental da liderança e de todos os envolvidos fazer acontecer.
Por fim, mas não menos importante, tudo isso é estruturado para sustentar o pilar das vendas, que é o que vai trazer receita na linha final, e virá como consequência do resultado do trabalho realizado nos dois pilares anteriores.
Portanto, é de suma importância comunicar ao mercado o seu posicionamento como marca e a sua história por meio de ações de marketing, garantir uma boa experiência ao cliente e também ao seu colaborador, definir os principais indicadores estratégicos do negócio e trabalhar o aumento desses indicadores por meio de orientações claras e ajustes de rotas no dia a dia com o seu time. Defina estratégias coerentes e coloque a mão na massa.
Caso ainda não se sinta preparado para colocar em prática todos os pontos fundamentais desses três pilares, procure por empresas especializadas e que possam apoiar a estruturação do negócio, fazer entregas de qualidade, preparar o seu time e estar junto no processo de desenvolvimento das pessoas e aceleração dos resultados.
Chegou a hora de encontrar seus caminhos e fazer acontecer na sua empresa também!
Roberta Andrade é diretora de Educação Corporativa e sócia da One Friedman
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo
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