Levar os micromercados autônomos para as escolas é a mais recente estratégia de expansão da Sodexo, especializada em serviços de alimentação e facilities. A primeira unidade foi instalada no Colégio Bandeirantes, localizado na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.
Com a assinatura da marca “Noponto”, o objetivo da Sodexo é levar soluções com tecnologia e conveniência para os mais diversos setores e ambientes. Segundo a companhia, conectar as soluções de negócio com a transformação digital passa a ser um importante diferencial para conquistar o público consumidor, que chega no varejo – especialmente no alimentar – com novos hábitos, incluindo o de uma experiência de compra fluida.
A empresa lançou o modelo em 2023 e, logo no primeiro ano de operação, ultrapassou a marca de 40 lojas em diversos setores do mercado em todo Brasil, e a meta é seguir expandindo para alcançar 80 lojas até o final de 2024.
Na escola
Em linha com essa estratégia, a companhia iniciou a operação de um micromercado dentro do Colégio Bandeirantes, para proporcionar praticidade e rapidez, transformado a experiência de consumo dos estudantes e do corpo docente.
Com uma loja totalmente autônoma, desenvolvida com tecnologia intuitiva, a solução funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa modo, permite que os usuários escolham o que desejam comprar e façam o pagamento sem a necessidade de um atendente. Toda a jornada da compra acontece pelos totens de autoatendimento ou pelo aplicativo Sodexo.
No Bandeirantes, o projeto foi construído, sobretudo, para atender a um grande número de pedidos no curto período do intervalo entre as aulas. O fluxo, hoje, é em média de 270 alunos. Crianças, jovens e todos os profissionais que trabalham na instituição encontram um mix diversificado de produtos, como refeições rápidas, saladas, lanches naturais, salgados, snacks, doces, frutas e sucos, entre outras opções, sendo que 40% dos itens são voltados para a saudabilidade dos consumidores.
“Aqui, no colégio, buscamos sempre oferecer aos nossos estudantes o que há de mais moderno, prático e inovador no mercado e essa parceria nos permitiu esse feito. Estamos felizes e satisfeitos de poder trazer mais essa solução para todos da comunidade Bandeirantes”, pontua o gerente de Desenvolvimento Humano e Operações do Colégio Bandeirantes, Guilherme Marcondes de Salles Aguiar.
A solução foi bem recebida pelos alunos, cuja geração é nativa digital e possui a nova forma de compra mais aderente a seus hábitos e rotinas.
“Trabalhamos ao lado da direção e dos pais, ouvindo anseios e expectativas para garantir segurança e conforto no ambiente escolar e também para proporcionar as melhores experiências de consumo”, destaca o diretor de Escolas & Universidades da Sodexo, Sérgio Caires.
Estrutura moderna e confortável
A implantação de um ambiente inspirador também foi uma das premissas desta ação. Nesse sentido, os alunos passaram a contar com um espaço agradável e aconchegante, onde podem relaxar e aproveitar suas refeições.
Para esta composição, a escola investiu em mesas, cadeiras, sofás e puffs. “Esse projeto reafirma nossa parceria de sucesso com o Bandeirantes, marcando nossa estratégia de levar mais conveniência para instituições educacionais”, explica Caires. Além do micromercado, a Sodexo também é responsável pelos serviços de buffet de almoço e limpeza das instalações do Bandeirantes.
Imagem: Divulgação