Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Privacidade e segurança da informação na era da Internet de Todas as Coisas

Christiane Borges de Christiane Borges
7 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

A privacidade e a segurança da informação são sempre grandes desafios. A Internet das Coisas (IoT) é o termo que define os diversos dispositivos físicos (as “coisas”) conectados à internet com a possibilidade de interagir e trocar dados com outros dispositivos também conectados à internet.

A conectividade vai dos dispositivos tradicionais, como computadores, smartphones e tablets, para uma ampla gama de dispositivos e coisas cotidianas conectadas, como televisores, geladeiras e até cafeteiras. Com o aumento da demanda por conforto e praticidade, muitas “coisas” podem ser projetadas com tecnologia digital para se conectar à internet.

Tudo que está conectado à internet está vulnerável. Uma grande ilusão por parte dos consumidores é pensar que não correm riscos pois os equipamentos estão seguros em casa ou mesmo que seus dados não são importantes. Os dados dos usuários são o maior bem do futuro! Mas, além disso, os atacantes estão interessados em quantidade de equipamentos, independentemente de quais são. Nos últimos anos, os maiores ataques cibernéticos foram disparados através de vulnerabilidades encontradas em dispositivos eletroeletrônicos. Dispositivos vulneráveis conectados à internet podem ser sequestrados com facilidade e transformados em uma grande botnet para ser utilizada em ataques de negação de serviço distribuído (DDoS).

Por isso, ao comprar qualquer tipo de dispositivo conectado à internet, os consumidores devem pesquisar cuidadosamente e avaliar estes dispositivos, como funcionam, se implementam ou não configurações de segurança e privacidade. Tudo isso antes de levá-los para suas casas e se exporem a um risco que poderia ser evitado. Deve-se considerar se existe uma política de atualização de software e firmware e como é o histórico de tratamento de vulnerabilidades. Outro ponto importante é assumir que dispositivos conectados podem ser vulneráveis, logo, desabilitar serviços desnecessários, alterar sempre senhas padrão e manter esses dispositivos sempre atualizados.

Em 2017, a Mozilla Foundation criou um guia sobre privacidade e segurança de brinquedos, aparelhos e produtos domésticos inteligentes conectados chamado “Privacidade não incluída”, com o objetivo de auxiliar consumidores, pais e responsáveis antes de comprar um determinado produto.

O crescimento e utilização da tecnologia é inevitável. Mas o sofrimento é opcional! Então, formar o criticismo com relação à segurança de dados se torna cada vez mais necessário, para que a Internet das Coisas não se torne a Internet das Armadilhas.

Christiane Borges é palestrante e Campuseire desde 2012.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Mercado Livre dobra operação e abre 7,2 mil vagas no Brasil em 2021

Próxima Postagem

Campus Party “omnichannel” será realizada entre os dias 22 e 24 de julho

Christiane Borges

Christiane Borges

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Campus Party

Campus Party "omnichannel" será realizada entre os dias 22 e 24 de julho

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.