Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Grupo Mateus registra lucro de R$ 318,6 milhões e cresce 32,5%% no 1º trimestre

Varejista encerrou o período com 276 lojas e alavancagem estável

Aiana Freitas de Aiana Freitas
7 de maio de 2025
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Mateus nega negociação para compra do controle do Assaí

O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores redes de supermercados do Brasil, fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 318,6 milhões. O resultado é 32,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A receita líquida alcançou R$ 8,33 bilhões, o que representou um crescimento de 12,9% na comparação ano a ano. Ela foi impulsionada pelo desempenho positivo nas operações de atacado e atacarejo.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 650 milhões. O avanço, nesse caso, foi de 27,4%. A margem Ebitda foi de 7,8%, um ganho de 0,9 ponto percentual em relação ao 1T24.

A margem líquida no trimestre foi de 3,8%, frente a 3,3% no mesmo período de 2024, mesmo com as despesas operacionais totalizando R$ 1,3 bilhão, alta de 11,2%. O lucro bruto também apresentou crescimento de 16,2%, alcançando R$ 1,9 bilhão, com margem de 23%, 0,7 ponto percentual superior aos três primeiros meses de 2024.

Expansão e desempenho operacional

O Grupo Mateus inaugurou quatro lojas entre janeiro e março, dando seguimento à sua estratégia de expansão no ano. Duas unidades de atacarejo foram abertas nos Estados de Pernambuco e Bahia e duas lojas de varejo forma inauguradas no Maranhão.

Ao final do trimestre, a companhia contava com 92 lojas de atacarejo, 80 unidades de varejo alimentar. No total, eram 104 lojas de eletrodomésticos, totalizando 276 operações em nove Estados.

O desempenho das vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentou recuo no trimestre, passando de 9,6% no primeiro trimestre de 2024 para 5,2% neste período. Esse resultado é atribuído, principalmente, a fatores de calendário, como o ano bissexto e o deslocamento da Páscoa. Ajustando-se por esses fatores, o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 7,1%.

O Grupo Mateus encerrou o período com uma sólida posição de caixa de R$ 1,5 bilhão de saldo e reduziu seu nível de alavancagem para 0,27 vs. o Ebitda. A dívida líquida totalizou R$ 614,5 milhões, praticamente estável em relação aos R$ 609,6 milhões registrados ao final de 2024.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Eletromidia compra operação de mídia vertical da Brasil Outdoor por R$ 80 milhões

Próxima Postagem

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin
Economia

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.