Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Supermercados

Grupo Mateus registra lucro de R$ 318,6 milhões e cresce 32,5%% no 1º trimestre

Varejista encerrou o período com 276 lojas e alavancagem estável

Aiana Freitas de Aiana Freitas
7 de maio de 2025
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Grupo Mateus nega negociação para compra do controle do Assaí

O Grupo Mateus (GMAT3), uma das maiores redes de supermercados do Brasil, fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 318,6 milhões. O resultado é 32,5% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

A receita líquida alcançou R$ 8,33 bilhões, o que representou um crescimento de 12,9% na comparação ano a ano. Ela foi impulsionada pelo desempenho positivo nas operações de atacado e atacarejo.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 650 milhões. O avanço, nesse caso, foi de 27,4%. A margem Ebitda foi de 7,8%, um ganho de 0,9 ponto percentual em relação ao 1T24.

A margem líquida no trimestre foi de 3,8%, frente a 3,3% no mesmo período de 2024, mesmo com as despesas operacionais totalizando R$ 1,3 bilhão, alta de 11,2%. O lucro bruto também apresentou crescimento de 16,2%, alcançando R$ 1,9 bilhão, com margem de 23%, 0,7 ponto percentual superior aos três primeiros meses de 2024.

Expansão e desempenho operacional

O Grupo Mateus inaugurou quatro lojas entre janeiro e março, dando seguimento à sua estratégia de expansão no ano. Duas unidades de atacarejo foram abertas nos Estados de Pernambuco e Bahia e duas lojas de varejo forma inauguradas no Maranhão.

Ao final do trimestre, a companhia contava com 92 lojas de atacarejo, 80 unidades de varejo alimentar. No total, eram 104 lojas de eletrodomésticos, totalizando 276 operações em nove Estados.

O desempenho das vendas nas mesmas lojas (SSS) apresentou recuo no trimestre, passando de 9,6% no primeiro trimestre de 2024 para 5,2% neste período. Esse resultado é atribuído, principalmente, a fatores de calendário, como o ano bissexto e o deslocamento da Páscoa. Ajustando-se por esses fatores, o crescimento das vendas nas mesmas lojas foi de 7,1%.

O Grupo Mateus encerrou o período com uma sólida posição de caixa de R$ 1,5 bilhão de saldo e reduziu seu nível de alavancagem para 0,27 vs. o Ebitda. A dívida líquida totalizou R$ 614,5 milhões, praticamente estável em relação aos R$ 609,6 milhões registrados ao final de 2024.

Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Eletromidia compra operação de mídia vertical da Brasil Outdoor por R$ 80 milhões

Próxima Postagem

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

Walt Disney supera expectativas, amplia assinantes e projeta salto no lucro em 2025

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.