O E-commerce já é uma realidade para muitos brasileiros e, por isso, cresce cada vez mais o número de empresas que criam ou ampliam seu ambiente virtual.
Para terem sucesso, as empresas que abraçam este canal precisam não só de uma operação robusta na complexa cadeia que envolve logística, venda e entrega dos produtos – questões cruciais para manter a satisfação dos clientes e uma imagem positiva no mundo virtual – mas também de mecanismos para gerenciar estes processos e monitorar os resultados de forma rápida e abrangente.
Muitas empresas ainda carecem de ferramentas de gestão aptas a cumprir plenamente as funções, destacar os indicadores mais críticos do e-commerce e propiciar boas análises. Alguns requisitos básicos para uma boa ferramenta de gestão de e-commerce são:
1. Respaldo em princípios de gestão empresarial
Os conceitos e métodos de gestão auxiliam as empresas a traçarem um plano estratégico e traduzi-lo em ações na rotina diária, de forma que a direção pode ter uma visão completa do negócio, os gerentes saibam priorizar os fatores críticos para o resultado e a supervisão tenha instrumentos para entender os problemas específicos e resolver inconformidades. Os sistemas de gestão de E-commerce devem, portanto, apontar os indicadores-chave do negócio, desdobrar este resultado de forma específica e manter um log de ações já realizadas e a realizar.
2. Integração com sistemas internos das empresas
Hoje, as empresas de E-commerce buscam informações em uma série de sistemas como ERP, WMS, SAC, Analytics. É fundamental que uma ferramenta de gestão seja capaz de reunir todas estas informações numa forma gerenciável e amigável, criando painéis de gestão com os pontos mais relevantes.
3. Análises rápidas
Num ambiente dinâmico como é o do E-commerce, as empresas precisam agir rapidamente para corrigir falhas. Não é à toa que hoje já existem ferramentas gratuitas capazes de mostrar dados em tempo real, tais como volume de acessos a determinada página ou a origem deste acesso. Neste sentido, é fundamental que as ferramentas de gestão ofereçam respostas rápidas para as organizações e mostrem, de forma rápida e direta, onde estão os problemas.
Em um momento em que se discute muito a eficiência e a produtividade no Varejo, não podemos deixar de destacar o tamanho do desafio da gestão para empresas de E-commerce.
Aquelas que tiverem maior rapidez de respostas e melhores fundamentos de gestão terão um grande diferencial.
Nota: Alinhada com o momento em que vive o mercado, a 17a edição do Fórum de Varejo da América Latina, realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza, nos dias 26 e 27 de Agosto, na Fecomércio, em São Paulo, terá com tema central a busca da Eficiência e Produtividade no setor. Acesse o programa completo através do site www.forumdevarejo.com.br
Por Tania Nogueira (tania@gsecomm.com.br), responsável pelo sistema eMetrix na GS&ECOMM.