Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Metaverso, vamos desmaterializar hoje?

Episódio 1: O que é a desmaterialização no metaverso

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
7 de setembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Metaverso, vamos desmaterializar hoje?

Estamos iniciando com este artigo uma nova série sobre o metaverso. Agora vamos entrar nos detalhes para que vocês possam conhecer os bastidores desse novo mundo.

Hoje o tema é a desmaterialização. O que é isso? A desmaterialização é o próprio metaverso!

O metaverso é a própria desmaterialização de pessoas, lugares e objetos, ou seja, quando se tornam virtuais. Quando usamos a tecnologia para recriar uma cópia digital em 3D da planta de uma indústria, por exemplo, estamos desmaterializando. Todos os equipamentos e objetos desta indústria que estarão no metâmero precisarão ser desmaterializados para se tornarem virtuais.

E chamo vocês para irem lá adiante, com o pensamento, e verem tudo que podemos fazer com essa “brincadeira” de desmaterializar. Pegando ainda o exemplo da indústria: com uma cópia digital em 3D podemos testar mudanças e simular novas disposições para ter uma assertividade maior no investimento a ser feito.

A velocidade dos avanços no campo da tecnologia vem crescendo vertiginosamente. E temos certeza de que é um caminho sem volta. Segundo a Forrester Research (Predictions 2022 Guide), aproximadamente 80% dos consumidores já veem o mundo completamente digital. A vida das pessoas está totalmente inserida no mundo digital, pois as principais barreiras culturais foram vencidas com a imersão que as pessoas foram obrigadas a fazer durante a pandemia. Esse período caótico das nossas vidas, foi o grande trampolim para os avanços da tecnologia.

E todos os setores, público e privado, estão em marcha para ficarem digitais o quanto antes e o máximo possível. Todos precisam se reinventar para estar de acordo com a nova forma de viver do mundo. Nessa reinvenção estão inclusos os processos, a interação das pessoas e a vida social, afinal, os personagens deste mundo digital somos todos nós e sabemos a importância das interações e do convívio social para sermos felizes.

Para resgatarmos um entendimento que já falamos em outro artigo, segundo Jon Radoff em “Building the Metaverse”, o melhor entendimento do metaverso é entender as diversas camadas que ele envolve.

A camada que envolve a desmaterialização, que é o tema do nosso artigo de hoje, é a computação espacial. Ela se refere como convertemos o que é real em digital, ou seja, nesta camada estão os softwares que usaremos para desmaterializar objetos e interagir com eles ao mesmo tempo, no mundo físico e no mundo virtual. Isso inclui motores 3D, tecnologias de realidade virtual e aumentada, reconhecimento de gestos, mapeamento e computação espacial, com apoio de inteligência artificial.

A tecnologia vai abrir muitas possibilidades para a interação dos consumidores com as marcas, produtos e serviços, na construção de uma experiência imersiva cada vez melhor e nas novas ferramentas que estreitarão os relacionamentos a longo prazo.

Para fechar esse artigo, trago que, de acordo com o Relatório Anual de Internet da Cisco, quase dois terços da população global terão acesso à internet até 2023, enquanto o número de dispositivos conectados a redes IP será três vezes superior ao da população total.

Estaremos todos juntos nesse novo mundo digital, onde a vida vai acontecer cada vez mais e melhor, podem acreditar. Estamos só começando, temos muito chão pela frente.

Nota: A Benkyou entrou no metaverso, e com seu time desmaterializa e cria coisas para vários mundos. Apresentaremos essa e outras novidades no Latam Retail Show, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Convido vocês a virem conhecer!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagens: Shutterstock 

Postagem anterior

Como a Inteligência Artificial vai transformar o mundo do varejo nos próximos 5 anos

Próxima Postagem

TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

TikTok é a marca mais comentada entre os patrocinadores do Rock in Rio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.