Com uso de influencers, vendas em beleza via anúncios online crescem 73% em 2023

Levantamento foi feito pela Rakuten e destaca o crescimento das vendas online e a necessidade das grandes marcas do varejo de beleza de expandir sua presença digital

As vendas de produtos de beleza por e-commerce, geradas por anúncios virtuais com o uso de influencers que veiculam publicidade em troca de comissões por vendas ou cliques, registraram um aumento anual de 64% em 2023 e de 73% entre janeiro e junho de 2023, de acordo com dados de um levantamento realizado pela empresa do ramo de serviços e tecnologia de marketing e publicidade, Rakuten Advertising.

Compreendendo atualmente cerca de 6% do volume de vendas, a categoria de beleza é impulsionada diretamente por essas parcerias entre as marcas e os afiliados, responsáveis pela produção de conteúdo. O estudo destaca o crescimento das vendas online e a necessidade das grandes marcas do varejo de beleza de expandir sua presença digital, especialmente durante o período pandêmico, quando muitos estabelecimentos permaneceram com as portas fechadas.

“Embora em alguns setores a pandemia tenha impactado negativamente o consumo, a categoria de beleza seguiu com forte demanda, com maior volume de buscas na web por produtos e dicas de autocuidado – um hábito de consumo digital que se mantém mesmo depois do fim da emergência da pandemia”, afirma Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil.

A Rakuten ainda destaca que o segmento registra picos nas vendas em diversas ocasiões ao longo do ano. Os principais deles ocorrem em janeiro (liquidação de verão), março (Dia do Cliente), maio (Dia das Mães), junho (Dia dos Namorados), agosto (Dia dos Pais) e novembro (Black Friday e Natal), além dos meses de aniversário dos e-commerces.

Influência das redes sociais

Com mais de 300 consumidores brasileiros, a Rakuten destaca a crescente relevância dos influenciadores digitais na moda e beleza, evidenciando uma tendência de acompanhamento, frequência de compra e preferências de credibilidade. Veja os principais resultados:

Preferências de gênero de influenciadoras digitais:
  • 54% dos entrevistados que consomem moda e beleza seguem influenciadoras digitais mulheres com idade entre 20 e 40 anos.
  • 35% acompanham perfis de homens entre 20 e 40 anos.
  • 7% acompanham perfis com outra identificação de gênero na mesma faixa etária.
Prioridades de consumo por nicho:
  • 58% dos consumidores entrevistados consideram moda e beleza como prioridade em relação a outros nichos.
Melhor roteiro para conquistar o público:
  • 42% dos entrevistados preferem a publicidade espontânea, ligada genuinamente ao conteúdo do influenciador.
Frequência de compra de produtos indicados por influenciadores:
  • 76% afirmam comprar produtos recomendados por celebridades online várias vezes ao mês.
  • 31% compram pelo menos uma vez por semana.
  • 27% o fazem uma vez ao mês.
  • 18% a cada 15 dias.
  • 8% a cada seis meses.
  • 14% raramente adquirem produtos promovidos por influencers.
  • 3% nunca compraram itens indicados por personalidades da internet.
Preferência de credibilidade em influenciadores:
  • 32% preferem pequenos influenciadores conhecidos no meio, com até 200 mil seguidores.
  • 31% têm predileção por grandes influenciadores, com mais de 1 milhão de seguidores.

“Como demonstrado na pesquisa, a figura do influenciador tem grande relevância para o público brasileiro e pode ser um forte aliado em campanhas publicitárias, principalmente no nicho de beleza”, completa Tanisho.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist