Diageo vai doar R$ 15 milhões para reabertura de bares e restaurantes

O Movimento Pró-Bar, programa global da Diageo, vai apoiar as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza com suporte a bares e restaurantes na recuperação de seus clientes de volta após a pandemia da Covid-19. O movimento doará R$ 15 milhões que irão beneficiar estabelecimentos dessas praças. Os interessados em participar da iniciativa devem solicitar apoio do fundo no Diageo Bar Academy.

As casas contempladas receberão uma quantidade de pontos, de acordo com o seu porte, para escolherem na plataforma do programa os equipamentos que necessitam. O fundo pagará por itens como mesas bistrô, jogos de mesas dobráveis, tendas, separadores de fila, termômetros digitais, máscaras, protetores faciais, marcadores de chão, placas informativas de distanciamento social e higiene, totens para álcool em gel, frascos de álcool em gel, tapetes higienizadores, luvas de vinil, protetores de caixa, entre outros. O apoio da Diageo aos bares e restaurantes não exige nenhuma contrapartida comercial.

“Estamos concentrando esforços para fortalecer a retomada deste setor, que faz parte do coração dos negócios da empresa. O objetivo é apoiar o maior número possível de estabelecimentos, apoiando na manutenção de empregos e comunidades”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo. “Nossa estimativa é de que conseguiremos apoiar cerca de 1.800 casas, número que pode variar de acordo com o porte dos restaurantes e casas que se inscreverem.”

 

Independentemente de ter algum tipo de relação anterior com a Diageo e de qualquer contrapartida comercial, os critérios para uma casa ser contemplada são: estar em uma das quatro cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife), estar em funcionamento há mais de 12 meses antes da pandemia, apresentar alvará de funcionamento e tornar-se embaixador do Manifesto do #BarResponsável. Obedecendo a esses critérios as casas serão contempladas por ordem de inscrição.

Segundo Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, o mercado de alimentação fora do lar foi um dos setores mais afetados pela pandemia. No pico da pandemia, registrou queda de 73%.

“O drama vivido por bares foi ainda mais intenso do que para restaurantes porque muitos deles tinham cozinha exclusiva para finalização de petiscos rápidos que acompanhavam drinks e bebidas servidas no estabelecimento. Portanto, o delivery não foi uma opção para eles e muitos permaneceram fechados até agosto porque buscaram usufruir da MP 936 [que autoriza suspensão de contratos], além de o fluxo de clientes ainda não justificar a abertura para alguns”, afirma a executiva. “A ação da Diageo reforça a importância do protagonismo do setor privado na recuperação da economia e é uma atitude clara de parceria e respeito aos empresários do segmento.”

Manifesto #BarResponsável

Bares e restaurantes que aderirem à iniciativa passarão a ser embaixadores do Manifesto #BarResponsavel, assumindo compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes.

“O Movimento Pró-Bar propõe o Manifesto #BarResponsável para que, por meio da construção de compromissos comuns, bares e restaurantes possam trilhar uma jornada de retomada de suas atividades em um patamar seguro, saudável e sem excessos dentro de um ambiente diverso e inclusivo”, explica Gregorio.

Ao se tornarem embaixadores do #BarResponsavel essas casas se comprometem a treinar o seu corpo de funcionários em plataformas de consumo responsável (www.DRINKiQ.com) e na adoção das melhores práticas de higiene e distanciamento social (www.DiageoBarAcademy.com), além de outros módulos que serão incorporados futuramente, com conteúdo também em parceria com a Abrasel.

Cada casa também se compromete a divulgar publicamente as mensagens e materiais correlatos ao Manifesto #BarResponsavel dentro de seu estabelecimento, bem como nos canais próprios de comunicação com o público e consumidor.

“Com esse manifesto, a ideia é que bares e restaurantes – locais onde a pessoas se reúnem – passem a ser protagonistas da construção de uma sociedade equilibrada, consciente livre e justa” completa Gregorio.

Foto: Reprodução

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