Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Impacto da pandemia nas PMEs reforça importância de transição digital

Pico das empresas que migraram para o online ocorreu em julho de 2020

Redação de Redação
7 de outubro de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

O número de pequenas e médias empresas (PMEs) que migraram para o ambiente digital no Brasil cresceu mais de 200% em 2020 frente a 2019. Segundo o relatório Recovery Insights: Small Business Reset, da Mastercard, globalmente, o número de empresas que migraram para o online foi três vezes maior do que nos níveis pré-pandêmicos, com um pico em julho de 2020.

No geral, as vendas totais das PMEs aumentaram 4,5% ao ano até agosto de 2021, enquanto as vendas no comércio eletrônico cresceram 31,4%.

O trabalho também mostrou que entre as empresas que fecharam no início da pandemia, mais de 30% permaneceram fechadas após seis meses – e cerca de um quinto ainda estavam fechadas após 12 meses. A situação variou conforme a localização da empresa. Nos Estados Unidos, 26% dos pequenos varejistas permaneceram fechados após seis meses, contra 28% no Brasil.

Dificuldades enfrentadas

A despeito das dificuldades enfrentadas pelas PMEs, houve aumento de mais de 30% no número de PMEs abertas em 2020, tendência que pode ser vista em diferentes partes do mundo: Reino Unido (+101%), EUA (+86%), Austrália (+73%), Alemanha (+62%), Canadá (58%), Brasil (+35%) e África do Sul (+13%).

O trabalho revela ainda que pequenas empresas de hospedagem mostram força frente a grande redes hoteleiras neste momento da pandemia. No setor de restaurantes, a tendência seria inversa, com as grandes redes ganhando o espaço antes dominado por pequenos restaurantes.

“O apoio às empresas de bairro tem sido um ponto de atração em toda a pandemia. No entanto, os desafios enfrentados foram muito reais, devido à dependência dos mercados locais, cadeias de fornecimento locais e fluxos de caixa mais apertados”, diz Bricklin Dwyer, economista-chefe da Mastercard e diretor do Mastercard Economics Institute.

Economia digital

A Mastercard se comprometeu a trazer 50 milhões de pequenas empresas e 25 milhões de empresárias para a economia digital até 2025. A ideia é ajudar as empresas a ficarem online e permanecerem protegidos, garantindo que tenham as ferramentas certas para maximizar sua presença digital e integrar com o comércio eletrônico. A Mastercard criou uma iniciativa chamada de Strive, que alocou US$ 25 milhões para ajudar mais de cinco milhões de micro e PMEs a se transformar digitalmente.

A empresa também desenvolveu o Mastercard Small Business Performance Index, índice de desempenho que funciona como uma ferramenta de apoio para que PMEs aprimorem seu planejamento estratégico. O índice utiliza um algoritmo abrangente movido a IA que identifica indicadores como número de locais, volume de vendas e número de transações via cartões Mastercard.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Méqui anuncia nova campanha voltada para o universo gamer

Próxima Postagem

Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais
Notícias

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico
Economia

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema
Economia

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

Para chegar a 500 unidades, 5àsec aposta em modelo de franquia Express

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Lowe's supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

Lowe’s supera expectativas no 1º trimestre de 2025 e mantém projeções anuais

21 de maio de 2025
Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

Ford cede espaço em fábrica de bateria para Nissan em recuo de estratégia para veículo elétrico

21 de maio de 2025
Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

Claro fecha parceria com Cinépolis o oferecerá 50% de desconto em ingressos de cinema

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.