Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Eu, tu, nós – Protagonismo para um mundo melhor

Cristina Souza de Cristina Souza
7 de dezembro de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Este é meu último artigo inédito para a Mercado&Consumo em 2021. Tem muito mais por vir em 2022, incluindo esperança, trabalho, força e muita energia positiva para nosso futuro no foodservice. Mas meu objetivo nesse texto é te provocar a fazer um balanço e um planejamento para além do budget, do crescimento das suas vendas ou do dia a dia dos negócios.

Quero te convidar a refletir sobre os impactos do seu negócio em nosso país e como podemos ressoar diferente do que temos feito.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, para 2030, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ilustro abaixo.

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Em uma consulta rápida a este link, temos um panorama da evolução do desenvolvimento desses indicadores no Brasil. Faltam menos de dez anos para fecharmos esse ciclo e ainda há muito a ser feito. Não só em termos de mapeamento e informação dos indicadores, mas, principalmente, na evolução deles em nossa sociedade.

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Me acompanhe que quero te estimular a navegar item a item nesse link que indiquei. Ao clicar, temos informações preciosas que nos ajudam a compreender o país no qual realmente vivemos e não num recorte parcial da nossa micro área de atuação.

Minha provocação é para que você reflita como é possível atuar como empresárias (os) e protagonizar as mudanças que aumentarão nossas barras verdes não no cenário de “temos o dado mapeado”, mas numa barra verde que sinalize ao mundo e a nós que estamos fazendo mais pelo nosso país.

Vou trazer alguns indicadores que acho fundamentais:

Indicador 1.1.1 – Proporção da população vivendo abaixo da linha de pobreza internacional, por sexo, idade, condição perante o trabalho e localização geográfica (urbano/rural):

Eu, tu, nós - Protagonismo para um mundo melhor

Esse gráfico é estarrecedor! Nos últimos oito anos reportados só pioramos no que tange ao número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Essa medida inclui pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia, ou seja, menos de R$ 10 por dia. Certamente um número agravado durante a pandemia.

O tema da fome sensibiliza o brasileiro para doações pontuais, mas a cada refeição doada caberia a pergunta sobre como podemos criar novos postos de trabalho, uma vez que em nove anos (2012-2021) nunca tivemos uma taxa de desemprego tão elevada – 13,2% (IBGE) -, o que, além da desonra pessoal, provocada em homens e mulheres, cria condições para a deterioração de todos os indicadores relacionados e nossa evolução como sociedade.

Navegando um pouco mais na ferramenta, e cada um terá seu olhar dirigido para os temas com os quais mais se identifica, destaco positivamente o crescimento de 89,4% para 96,5% da presença de meninos a partir de 5 anos nas escolas e de 90,3% para 97,5% da presença de meninas a partir de 5 anos nas escolas (2012-2019), certamente com importante impacto de redução no ano de 2020 causado pela pandemia, mas o fato é que esses números sinalizam que culturalmente os pais entenderam a importância de as crianças irem para a escola. E todos ganhamos como sociedade, uma vez que a educação é a alavanca para a evolução humana.

No último dia 4 de dezembro, a Campus Party realizou a edição Campina Grande (PB) do evento, levando conteúdo e interação com a tecnologia para os jovens dessa região do Nordeste brasileiro. Numa discussão informal com Tonico Novaes, CEO da empresa no Brasil, ele sinaliza que a Campus tem objetivos cada vez mais ambiciosos em sua presença nacional como um modelo organizado para envolver os jovens num saudável movimento de construir um futuro pessoal melhor e um futuro maior para o país.

Eu poderia fazer tantos outros recortes que me chamaram a atenção, mas paro por aqui. Te convido a revisar o seu planejamento para 2022 e projeções para os próximos cinco anos e considerar os impactos da sua empresa sobre cada um dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável.

Só faremos a diferença com protagonismo. Esse palco é nosso!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Projeto de expansão pelo Brasil é foco da Estação Turma da Mônica

Próxima Postagem

Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

Vans dá continuidade ao plano de expansão e inaugura outlet em Guarulhos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.