Frubana celebra dois anos de atuação no Brasil com crescimento de 240%

Especialista em e-commerce para foodservice, startup ultrapassou a marca de 30 mil restaurantes atendidos

A startup Frubana, especialista em e-commerce para foodservice, está comemorando dois anos de atividades no Brasil. Com crescimento de 240% no último ano, a empresa já atende 33 mil restaurantes e espera atingir a marca de 60 mil estabelecimentos até o final deste ano, com uma meta audaciosa: ser o catálogo completo de produtos e insumos para restaurantes do Brasil.

Tendo iniciado sua operação na Colômbia, porém, desde o início, concebida como uma empresa Latino Americana, a Frubana usa tecnologia para prever a demanda de seus clientes e, assim, operar de forma mais eficiente.

Dessa forma, a empresa aproxima o setor produtivo do consumidor, permitindo que os restaurantes possam comprar um produto mais fresco e reduzindo o desperdício na cadeia de distribuição.

Essa eficiência é repassada ao cliente final, que conta com entrega de todos os insumos a um preço mais acessível, em menos de 24 horas.

“O Brasil já nasceu com a responsabilidade de ser o maior mercado da Frubana e hoje representa mais de 50% do faturamento da empresa. O potencial do país é gigantesco, tanto para crescer nas geografias nas quais já atuamos quanto para expandir para novas cidades”, afirma Antonio Capezzuto, diretor de Pessoas e Expansão da Frubana.

Presente no Brasil desde outubro de 2020, a foodtech se reconhece agora como uma Scale-Up. O termo refere-se a uma startup que passou por um primeiro momento de provar sua proposta de valor para o mercado, mostrar que é capaz de crescer e agora enfrenta um novo patamar de complexidade.

“O momento é muito importante para nós. De um lado temos o objetivo de seguir crescendo – que existe desde a concepção da empresa e se torna mais complicado conforme ganhamos escala. Somado a ele, temos nessa fase mais madura também o desafio da eficiência e rentabilidade financeira”, explica Antônio.

Um ponto importante é que a Frubana não funciona como um marketplace de produtos, mas de fato mantém estoque próprio para garantir a disponibilidade, padrão e qualidade dos produtos. Além disso, o modelo de negócio da Frubana diminui a barreira de entrada de produtores no mercado ao conectar essa produção diretamente à necessidade dos consumidores. Com isso, o custo de operação para toda a cadeia é mitigado.

“O mercado de food service no Brasil é imenso, tanto pelo tamanho da população e concentração de pessoas em grandes centros urbanos, quanto pelo alto nível de digitalização do mercado consumidor. Nosso modelo de negócios ganha em escala graças ao volume e assertividade de compras e ao rápido fluxo de comunicação com todos os nossos públicos de interesse”, pontua Capezzuto.

Atualmente, a empresa conta com quase 2 mil colaboradores espalhados por diversas cidades do país e trabalha para que a comunicação flua com facilidade de forma que todos estejam alinhados e caminhando na mesma direção. No ano passado, a empresa passou por duas rodadas de captação: uma série B, na qual levantou US$ 65 milhões, e outra, série C, na qual captou US$ 100 milhões.

Imagem: Shutterstock

Redação

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