Sustentabilidade, ética e personalização influenciam cada vez mais a escolha dos consumidores por determinadas marcas. Na edição de 2023 do mais importante evento de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, o Innovation Lab reúne tecnologias inovadoras que têm ajudado os varejistas a se adaptar a essas novas demandas.
A Mercado&Consumo faz anualmente uma cobertura especial da NRF e desta vez contará, ainda, com um estúdio montado dentro da área expositiva da feira.
Uma das expositoras é a Dresslife, que fornece um mecanismo de personalização específico para moda que tem como foco melhorar a receita, os retornos e os insights de dados para varejistas do setor. A ideia é ajudar o consumidor final a encontrar roupas mais rapidamente no e-commerce.
A Inteligência Artificial (IA) da Dresslife classifica o feed da categoria com base na probabilidade de um cliente comprar e não devolver uma peça de roupa – proporcionando um aumento de 5% a 15% na receita líquida, em comparação com uma solução independente do setor.
A Crossing Minds é outra empresa presente no Innovation Lab da NRF 2023. Trata-se de uma plataforma de personalização de comércio eletrônico construída com base em dados primários que permite que as empresas recomendem rapidamente itens relevantes, venda cruzada e venda adicional e personalize o omnicanal por e-mail e SMS.
O foco da empresa é uma abordagem altamente personalizada, com IA sendo usada para as necessidades específicas de cada cliente. De acordo com a Crossing Minds, isso resulta em melhores experiências de compra, taxas de conversão mais altas e um aumento médio de 96% nas vendas online.
Ainda no Innovation Lab da NRF 2023, a Fit:Match’s é uma plataforma que tem por objetivo eliminar de vez a “adivinhação”, permitindo que os clientes comprem apenas o que tem a ver com eles. A Adweek recentemente premiou a plataforma com o “2022 Commerce Award” na categoria de melhor tecnologia de provador virtua.
Os algoritmos do Fit:Match obtêm a forma do corpo do cliente em 3D usando Realidade Aumentada (RA) e dispositivos com sensor remoto para fazer recomendações personalizadas. É o primeiro mecanismo de recomendação de produtos que elimina tabelas ou medidas arcaicas e usa formas corporais reais para determinar o tamanho apropriado para um cliente.
A Reflaunt é uma empresa de tecnologia white label que ajuda os varejistas a participar do comércio de segunda mão. Ela utiliza um modelo circular por meio do qual os clientes dos varejistas podem revender, doar ou reciclar compras anteriores usando várias interfaces.
Os varejistas podem implementar programas de devolução e serviços de consignação, por exemplo, em seus sites. De acordo com a empresa, que também estará Innovation Lab da NRF 2023, as peças vendidas com a tecnologia Reflaunt alcançaram mais de 100 milhões de compradores até o momento.
A Eon é uma rede de varejo que conecta produtos a IDs digitais. Isso ajuda as marcas a preencher a lacuna entre o digital e o físico, além de apoiá-las no cumprimento de metas de sustentabilidade, transparência e circularidade.
Com a Eon Cloud, as marcas têm um sistema de gerenciamento que as permite identificar e gerenciar relacionamentos de maneira exclusiva – gerando receita, vendas, dados, aplicativos, modelos de negócios e muito mais em todo o ciclo de vida de cada produto. Alguns dos atuais clientes e parceiros da Eon incluem H&M, Chloé, Target, Coach, Net-a-Porter, Zalando, SAP e Microsoft.
A Olive é uma empresa de embalagens de entrega sustentável que quer impulsionar a próxima geração de logística e comércio eletrônico. A empresa oferece uma redução de 50% nos custos de envio de devoluções, entrega os pedidos aos clientes em embalagens bem projetadas e reutilizáveis e elimina o desperdício em todas as frentes.
Os pedidos dos clientes são entregues em embalagens reutilizáveis premium que a Olive, outra empresa presente no Innovation Lab da NRF, recupera (juntamente com quaisquer devoluções ou trocas) conforme a conveniência dos clientes.
Imagens: Divulgação NRF/Reprodução/Shutterstock