A rede de franquias Casa do Construtor anunciou nesta semana a ampliação de seu negócio em países vizinhos do Mercosul. Com seis lojas em operação no Paraguai e no Uruguai, a rede prevê a inauguração de três novas unidades até o fim do primeiro semestre de 2024 e planeja passar das atuais 646 lojas para mil unidades franqueadas até 2025.
No Paraguai, há cinco unidades – localizadas nas cidades de San Lorenzo, Acesso Sur, Luque, Mariano Roque Alonso, e na capital, Assunción. A próxima está prevista para ser inaugurada em Pedro Juan Caballero no primeiro semestre do próximo ano.
Já no Uruguai, além de uma operação na capital federal, Montevidéo, a rede ampliará sua participação até o fim deste ano na cidade de Maldonado. No primeiro semestre de 2024, a empresa prevê chegar à Ciudad de La Costa.
Curva de crescimento
De acordo com a franquia, a expansão internacional está “em consonância com a curva ascendente da rede”; Entre janeiro e outubro de 2023, a Casa do Construtor obteve um faturamento de R$ 684,8 milhões, chegando a 646 lojas abertas.
“Este movimento de internacionalização vem do entendimento que a empresa tem em relação à necessidade global da construção civil em contar com equipamentos adequados, bem-conservados e atualizados. Com isso, pretendemos abrir mais 20 unidades até dezembro de 2025 que, certamente, contribuirão para o alcance de nossa meta, que é chegar às mil lojas”, afirma Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor.
Para o executivo, a aceitação da economia compartilhada pelo consumidor não é apenas uma tendência, mas um comportamento que “veio para ficar”. A Casa do Construtor é uma franqueadora focada na locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem.
“Temos visitado feiras e buscado novos mercados a fim de, não apenas discutir a ressignificação da posse, como também mostrar que esses conceitos já são uma realidade em muitos mercados. Apostando na nossa expertise foi que montamos um plano de expansão que contempla a abertura de novas unidades não apenas no Brasil, como em outros países do Mercosul, além de chegarmos à Europa”, conclui.
Certificado internacional
Devido ao movimento de expansão e internacionalização do negócio, a companhia recebeu pela quarta vez o Certificado de Franquia Internacional emitido pela Agência Brasileira de Franchising (ABF) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A iniciativa faz parte do Franchising Brasil, programa fruto da parceria entre as instituições visando ao impulsionamento da expansão e da consolidação internacional das franquias brasileiras.
Imagem: Divulgação