Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Oportunidade para 2019! Quando a categoria vira loja

Jean Rebetez de Jean Rebetez
8 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

O fenômeno não é novo, estamos assistindo a uma reedição do que já presenciamos em tempos anteriores, porém de uma maneira mais completa e holística, quando uma determinada categoria em nosso sortimento/marca é forte o suficiente para virar loja.

Quando cito “forte” quero dizer: tem ROI em abundância, relevância para o consumidor e pode até mesmo alavancar outras categorias complementares.

É o que vimos agora. O GPA acaba de lançar uma OMNILOJA, a partir do desdobramento de uma categoria. Trata-se de uma verdadeira PLATAFORMA ON/OFF de Vinhos, um ecossistema que contempla e-commerce exclusivo com entrega em todo o Brasil, aplicativo para a loja física e uma experiência de compra diferenciada, com direito até mesmo a um espaço para ações de degustação e “tasting”.

Detalhe importante, essa nova loja substituiu uma Carrefour Express! Imagino as dores dos que saíram…

Baixe gratuitamente e-book - China Um Mercado em Transformação

A loja é fantástica ( www.paodeacucar.com/adega ) e tem ticket médio mais elevado do que o das lojas comuns da marca. Nela são comercializados acessórios premium para acompanhar a compra da bebida, como taças da famosa marca austríaca “Riedel”, que até então eram vendidas apenas em lojas pouco democráticas, além de haver uma área reservada e climatizada para rótulos realmente especiais.

Como se tudo isso ainda não bastasse, na porção final da loja são encontradas cervejas artesanais, e “spirits”, Cachaças de Salinas e demais regiões garimpadas Brasil afora.
Para celebrar a inauguração da operação, foi firmada uma parceria com a BMW e os clientes que fizeram suas compras na loja podiam ir para casa de carona em um carro elétrico, totalmente sustentável e cheio de estilo.

Quando vejo iniciativas como essa, que estão tentando colocar em prática a jornada do consumidor, sprints rápidos e muita agilidade (na categoria e não na loja completa), conectadas, ousadas e que contemplam parcerias estratégicas (e um belo trabalho de T/trade!), me pergunto quantas oportunidades dentro do nosso próprio sortimento, dentro da nossa própria bandeira existem bem debaixo do nosso nariz?

Quantas indústrias e até mesmo varejistas não poderiam se lançar em iniciativas como essa?

Uma boa dose de ousadia (e os ventos estão propícios para isso) e um olhar analítico para dentro de nossas categorias e apoio especializado, entendendo função de cada sub- categoria, relevância, oferta do mercado, margem de contribuição e necessidade de investimentos, podem gerar novos negócios absolutamente atraentes, saudáveis e que oferecem oportunidades para expansão e crescimento de forma a complementar a experiência do consumidor.

 

Nota 1: Esse tema ainda terá continuidade em nossos artigos. Alexandre Machado dará sequência, granulando ainda mais este assunto de Estratégia de Plataformas Mono Categorias, trazendo provocações, exemplos do passado e inspirações para novas oportunidades.

Nota 2: A GS&Consult, unidade de consultoria do Grupo GS&, é expert em relações de consumo, varejo Omnicanal e suas integrações estratégicas. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Em contraste com a falência nos EUA, Toys R Us planeja abrir 60 lojas na Ásia

Próxima Postagem

Vendas do varejo de moda crescem em dezembro

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas do varejo de moda crescem em dezembro

Vendas do varejo de moda crescem em dezembro

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.