Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Pressionado pela carga tributária, setor pet deve crescer apenas 14% em 2024

Instituto Pet Brasil divulga faturamento projetado de R$ 68,6 bilhões para este ano

Redação de Redação
8 de janeiro de 2024
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mercado pet possui 63 milhões de consumidores em potencial nas classes C, D e E

O faturamento do setor pet brasileiro crescerá 14% em 2023, alcançando a marca de R$ 68,6 bilhões. É o que revela projeção do IPB (Instituto Pet Brasil) com base no desempenho do mercado até 30 de setembro.

O IPB, instituição que há 10 anos estimula o desenvolvimento do setor pet brasileiro, divulga trimestralmente projeções do faturamento anual. Já o faturamento consolidado é divulgado no início do ano seguinte. O faturamento consolidado de 2022 foi de R$ 60,2 bilhões, alta de 16,4% sobre 2021, que registrou faturamento de R$ 51,7 bilhões, segundo o IPB.

“O faturamento do setor pet tem batido recordes ano a ano, mas percebemos uma desaceleração do crescimento a partir de 2021”, explica Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB. “Esse cenário é resultado da pressão exercida pela alta carga tributária, o que impacta diretamente no consumo e na qualidade de vida dos nossos companheiros.”.

Por segmento

No levantamento divulgado, de janeiro a setembro de 2023, o segmento de pet food, que é a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, caminha para um faturamento de R$ 38,1 bilhões (55,5% do total) e um crescimento de 13% frente a 2022. É, também, um dos segmentos que registra maior crescimento: em 2022, ficou atrás somente do pet care.

“Em contrapartida, o pet food é enquadrado como item supérfluo e sua tributação ocorre em semelhança com bebidas e cigarros”, lamenta Marraccini “Hoje, a tributação sobre o alimento pet supera os 50% na somatória de alíquotas, um índice descabido e que coloca o Brasil como um dos países que mais tributa o alimento pet no mundo.”

Em seguida, a venda de animais de estimação diretamente dos criadores tem a projeção de movimentar R$ 7,3 bilhões, o que representa 10,6% do faturamento total e alta de 15,5% em relação a 2022. Em terceiro lugar, está o segmento pet vet, que é a venda de medicamentos veterinários, com R$ 6,9 bilhões, representando 10% do faturamento do mercado e projeção de alta de 16,3% para 2023.

Os demais segmentos são serviços veterinários (R$ 6,6 bilhões, 17,5% de alta e uma fatia de 9,6% do mercado), serviços gerais (R$ 5,9 bilhões, 10,4% e 8,5% respectivamente) e pet care, os produtos de higiene e bem-estar animal, (R$ 3,9 bilhões, 17,4% e 5,7%).

Canais de acesso

Com uma fatia de 49%, os pet shops pequenos e médios representam praticamente metade de todo o dinheiro movimentado pelo varejo pet. Com alta de 13%, esse canal de acesso dos consumidores projeta faturamento de R$ 33,5 bilhões em 2023.

Com um aumento de 15,3% em relação a 2023, as clínicas e hospitais veterinários se mantiveram como segundo principal canal de acesso aos produtos e serviços. Com a projeção de faturar R$ 12,6 bilhões, eles representam 18% do faturamento total.

Comércio eletrônico

Com 6,7% da fatia do mercado, o e-commerce pet tinha R$ 1,44 bilhão de faturamento em janeiro de 2020 e a indicação é que chegará aos R$ 4,6 bilhões no final de 2023, um aumento de mais de 200%.

O e-commerce especializado (empresas que vendem os seus produtos apenas pela internet) lidera as vendas em 2023, com participação de 42,5% sobre o faturamento total. A projeção indica que o segmento movimentará R$ 1,94 bilhão dos R$ 4,58 bilhões até o fim do ano.

Neste segmento, o e-commerce de mega stores ainda supera os pequenos e médios pet shops e se consolida na segunda colocação, com um faturamento previsto de R$ 1,2 bilhão contra R$ 984 milhões dos menores. Clínicas e hospitais veterinários, agrolojas, varejo alimentar (mercados e mercearias) e outros (como clubes de serviços, lojas de conveniência e farmácia) completam, nesta ordem, a lista.

“Para 2024, as previsões indicam a manutenção da cautela para o setor. Para além das instabilidades econômicas e prováveis alterações nas legislações que alavancaram o comércio e serviços nos últimos anos, a discussão ainda sem previsão de término da Reforma Tributária traz um alerta para todos”, conclui Marraccini.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O ano em energia limpa: eólica, solar e baterias crescem apesar dos desafios econômicos

Próxima Postagem

Anac suspende uso no País de modelo da Boeing que teve porta arrancada

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Boeing

Anac suspende uso no País de modelo da Boeing que teve porta arrancada

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.