A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Mercado de Varejo e E-Commerce (FREVEC) acaba de ser instalada para tratar dos impactos da pandemia de Covid-19 no setor, em especial nos pequenos negócios. O grupo é presidido pelo deputado federal Christino Áureo (PP-RJ) e conta com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O objetivo, segundo ele, é amparar o ambiente de negócios no Brasil, contribuir com a retomada após a crise financeira que tomou conta do País, mas que também vai ao encontro do alto crescimento do comércio digital, que avança cada vez mais e exige modernização da legislação e cuidado com a sua regulamentação.
“Não poderíamos prever, quando fizemos a proposta de criação da Frente, que seria tão representativa pelo momento que estamos vivendo. Ela congrega todo o ambiente de e-commerce e trata do varejo. Lida com setores que estão fortemente afetados pela pandemia. É um momento de muito desafio para a sobrevivência dos negócios, especialmente dos pequenos. Por outro lado, o comércio digital, como plataforma, tem crescido muito. Várias empresas têm sobrevivido porque criam espaço para a inovação”, afirma Christino Áureo.
Estudos da Ebit/Nielsen indicam que as vendas no comércio eletrônico no Brasil devem alcaçar a marca de R$ 110 bilhões, com aumento de 16% no número de pedidos – valor que corresponde a 225 milhões de encomendas ao redor do País. As categorias que devem se destacar são alimentos e bebidas, arte e antiguidade, artigos para bebês, casa e decoração e construção.
Pequenas empresas e novo modelo de negócios
Christino Áureo destaca a importância de que as pequenas empresas repensem o seu modelo de negócios para que, dentro de suas possibilidades, possam se adequar às novas exigências e aos moldes do que o mercado pede. Ele cita, ainda, a importância que a FREVEC terá junto ao segmento de franquias, que sofreu um duro golpe com a crise gerada pela pandemia.
“A Frente atuará, entre outras finalidades, junto às franquias, porque esse setor é muito promissor, capilarizado na economia e na vida das cidades. Não existe nenhum município brasileiro que não tenha a sua representação”, acrescenta o deputado.
O faturamento anual do franchising, hoje, está na casa dos R$ 186 bilhões, de acordo com a ABF. Gera 1,3 milhão de empregos diretos e cerca de 5 milhões indiretos.
“Somos um recorte organizado formado majoritariamente por micro e pequenos empresários que agem sob uma mesma bandeira, compartilhando know-how e tendo ganhos de escala. No entanto, precisamos melhorar o ambiente de negócios e de medidas emergenciais para atravessar a pandemia com menos sobressaltos e mantendo renda, empregos e geração de impostos. Estou seguro de que a Frente irá nos ajudar em tornar realidade essas medidas”, diz o presidente da ABF, André Friedheim.
O vice-presidente da ABF, Antonio Moreira Leite, que também participou dos trabalhos, ressaltou que “as franquias poderiam ter um papel ainda maior na retomada da economia se alguns entraves fossem superados. É o caso, por exemplo, da aplicação do IGP-M no reajuste dos aluguéis de shoppings. Este índice leva em consideração aumento de custos não relacionados à relação locatícia entre franqueados e shoppings. Outros pontos importantes são a criação de uma proposta ampla de um Refis para pequenas e médias empresas e a extensão de linhas de auxílio aos empreendedores como o Pronampe”.
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