Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Marcas

Natura, Havaianas e Petrobras lideram ranking de marcas que representam o Brasil

Levantamento revela expectativas da população em relação ao papel social das empresas

Redação de Redação
9 de abril de 2025
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
marcas

Cinco em cada dez brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o Brasil. Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%) estão entre as mais mencionadas. As informações são da pesquisa “Brasilidades: quantos Brasis cabem no Brasil?”, conduzida pela MindMiners com 2.400 pessoas de todas as regiões do País.

O estudo buscou entender como as marcas contribuem para o senso de identidade nacional em um país com diferentes realidades culturais e regionais. A coleta de dados abrangeu homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B e C.

“A presença dessas marcas no topo do ranking demonstra como elas se conectam emocionalmente com os consumidores, seja por meio de produtos icônicos, pela valorização da brasilidade ou por sua história e impacto social e ambiental”, afirmou Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

A pesquisa também revelou que 67% dos entrevistados acreditam que as marcas deveriam ter mais responsabilidade social. Os principais pontos de expectativa incluem: salários justos e boas condições de trabalho (68%), sustentabilidade ambiental (67%), apoio a projetos sociais (57%), investimento em educação e capacitação (55%), incentivo à diversidade e inclusão (49%), acesso a produtos e serviços essenciais (44%) e posicionamento em questões sociais (42%).

Ao serem questionados sobre marcas que impactam positivamente o Brasil por meio de ações sociais, ambientais e culturais, os entrevistados citaram Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%). Ainda assim, 21% não souberam responder e 11% afirmaram que nenhuma marca desempenha esse papel de forma significativa.

“Hoje, mais do que oferecer produtos de qualidade, as marcas precisam demonstrar compromisso com causas que impactam a sociedade e o meio ambiente. Esse movimento se alinha com uma tendência global de consumo consciente, em que os clientes valorizam cada vez mais empresas que assumem responsabilidade social e contribuem para um futuro mais sustentável”, disse Danielle.

A pesquisa também mapeou a percepção regional. No Norte, 48% dos entrevistados identificam marcas representativas da região, como Natura (10%), O Boticário (2%) e Havaianas (2%). No Nordeste, o índice foi de 51%, com destaque para Natura (4%), Petrobras (3%) e Vitarella (2%). No Centro-Oeste, 45% citaram marcas locais, sendo Natura (6%) a mais lembrada. No Sudeste, 35% identificam marcas com representação regional, com Natura (4%), Havaianas (2%) e Petrobras (2%) entre as mais citadas. No Sul, 41% apontaram O Boticário (3%) e Natura (2%).

Diante do cenário, a Natura aparece como a marca mais mencionada nacionalmente e em quatro das cinco regiões. Além disso, 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais produtos de empresas que representassem melhor suas culturas e regiões.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirmou Danielle.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

A gamificação faz sentido para a sua equipe?

Próxima Postagem

Saiba quanto custa abrir uma franquia da Decor Colors, que já tem mais de 600 lojas no País

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje
Economia

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin
Economia

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Saiba quanto custa abrir uma franquia da Decor Colors, que já tem mais de 600 lojas no País

Saiba quanto custa abrir uma franquia da Decor Colors, que já tem mais de 600 lojas no País

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.