5 maneiras de esquentar a convenção de franqueados

O franqueador deve oferecer aos participantes vantagens como workshops e plantões de dúvidas

A convenção anual de franqueados é a oportunidade para reunir e alinhar os membros da rede de franquias. É nessa ocasião que o franqueador expõe o planejamento da marca, dá treinamento e motiva os parceiros a continuar perseguindo bons resultados. É também uma ocasião para premiar os melhores, quando existe um programa de excelência, e mostrar as melhores práticas. Alguns detalhes, no entanto, podem melhorar a experiência do participante e atrair mais franqueados para o evento. Confira cinco iniciativas para aprimorar a convenção.

1. Divida os franqueados em grupos

Franqueados de perfis diferentes exigem tratamento diferente. O franqueador pode, por exemplo, separar os participantes por tamanhos de faturamento ou por tempo de rede. Cada perfil seguirá uma programação, com treinamentos e discussões específicas para o seu nível de maturidade. Dessa maneira, franqueados que já têm loja há vários anos não precisam participar de mesas sobre como conquistar os primeiros clientes – e podem usar esse tempo de maneira mais útil para eles.

2. Entenda a satisfação

Use o tempo da convenção – e a oportunidade em que todos estão reunidos – para fazer sua pesquisa de satisfação dos franqueados. Esse é também um bom momento para revisitar os resultados das pesquisas anteriores e ressaltar o que foi feito para atender às reclamações e sanar os problemas.

3. Ofereça consultoria

Monte mesas de atendimento com consultores especializados. O franqueado que tem dúvidas sobre como usar o ERP, por exemplo, pode ir à mesa da tecnologia. Já aquele que está com dificuldade para entender indicadores pode falar com o especialista em finanças. É uma maneira personalizada de resolver problemas.

4. Faça festa para os participantes

Valorize os franqueados que reservaram alguns dias para comparecer à convenção. Estenda o tapete vermelho – se possível, até no sentido literal. Organize a equipe toda da empresa franqueadora para receber os parceiros na entrada do local, com direito a festa e aplausos. Aproveite esse momento de reunião para celebrar a parceria.

5. Prepare workshops

Uma maneira de atrair o franqueado para a convenção é oferecer materiais que ele poderá levar para casa. Por exemplo: quem for ao evento irá participar de um workshop e desenvolver um plano de negócios para a sua unidade. O franqueado vê claramente um ganho e se anima para fazer a viagem. Além disso, pode levar para a sua loja um material que será compartilhado com o gerente e os funcionários.

Por Mariana Iwakura

Fonte:  PEGN

Sair da versão mobile