Parceria entre brechó Repassa e varejista Intimissimi estimula reúso de roupas

O brechó online Repassa acaba de firmar uma parceria com a marca italiana de lingerie e varejista Intimissimi com o objetivo de dar uma nova utilidade às peças de roupas que estão sem uso nos guarda-roupas dos consumidores. A ação prevê a distribuição gratuita de 2 mil sacolas para clientes que comprarem acima de R$ 450, via e-commerce, incentivando o aumento do ciclo de uso das peças.

A iniciativa faz parte do “Parceiros do Bem”, plataforma de soluções do Repassa que consiste em ampliar a vida útil de roupas. A sacola, intitulada por “Sacola do Bem”, é a embalagem desenvolvida pela startup para envio das roupas usadas, que saem da casa de seus ex-donos até a sede do brechó, em São Paulo. A sacola, que mede 70 cm x 50 cm (60 litros, em média), pode armazenar cerca de 35 produtos adultos.

“Proporcionar mais ciclos de vida para as peças de roupas é a forma mais eficiente de diminuir esse impacto ambiental. Por meio da parceria com a Intimissimi, queremos reforçar o nosso propósito, que, além de vender roupas de segunda mão, é atuar como uma plataforma de soluções para incluir outras marcas de moda nesse ecossistema do bem – sempre tendo a roupa usada como moeda de troca. Além de fazer o bem ao meio ambiente, conscientizamos o mercado e ajudamos as pessoas a monetizarem as peças que estão paradas no guarda-roupa”, afirma o fundador e CEO do Repassa, Tadeu Almeida.

Como o projeto funciona

A dinâmica do projeto funcionará da seguinte maneira: quando as roupas chegam ao brechó, passam por um processo de curadoria e têm suas condições avaliadas. Uma vez aprovada, a peça é cadastrada, higienizada, passada, fotografada e armazenada até o momento da venda.

O preço final é sugerido pelo Repassa e enviado para aprovação do vendedor antes da publicação no site. Com a venda finalizada, o ex-dono da roupa fica com 60% do valor e tem a possibilidade de doar parte dessa porcentagem, ou sua totalidade, para uma instituição social de sua preferência, escolhida durante o cadastro de sua sacola. Entre as opções está a ONG Américas Amigas, organização apoiada pela Intimissimi que atua no combate do câncer de mama no Brasil.

Estratégias de sustentabilidade

Em 2019, ao lado de outras 55 companhias líderes no segmento de moda internacional, a Intimissimi assinou o Fashion Pact, um acordo proposto pelo governo da França e François-Henri Pinault, CEO e Chairman do Grupo Kering, para unir as grandes empresas em prol de um futuro sustentável baseado em três objetivos-chave: o fim do aquecimento global, o restauro da biodiversidade e a proteção dos oceanos.

No ano passado, a marca lançou a Green Collection, a primeira coleção-cápsula desenvolvida inteiramente a partir de tecidos sustentáveis inovadores, com uma seleção de pijamas e malharia em modal e micromodal. Alguns materiais são derivados do bambu e recebem o certificado da Lenzing, a maior produtora mundial de fibras de viscose, com sede na Áustria.

Também em 2020, a Intimissimi comemorou o décimo aniversário de sua parceria com a I:Collect, uma empresa global especializada na coleta e reciclagem de resíduos têxteis descartados em mais de 60 países. Só no ano passado, essa colaboração permitiu a coleta de mais de 7 milhões de itens, prevenindo seu descarte inadequado no meio ambiente.

A marca também utiliza apenas sacolas de papel reciclado, certificado e reutilizável em todas as suas lojas e pacotes de envio. Graças à essa medida, a Intimissimi já evitou o descarte de mais de 32 toneladas de plástico na natureza.

“Além das coleções, assumimos o compromisso de responsabilidade ambiental que tem a finalidade de compensar o uso de embalagens das marcas, com o fortalecimento da indústria de reciclagem em uma parceria com o selo Eureciclo. Essa nova ação com o Repassa vem para reafirmar a nossa estratégia de sustentabilidade, que abrange nosso posicionamento, negócios e áreas de inovação e negócios”, explica Alvaro Gutierrez, country manager do Grupo Calzedonia no Brasil.

Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist