Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

“Não podemos deixar o remédio matar o paciente”, afirma Flávio Rocha

Aiana Freitas de Aiana Freitas
8 de abril de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Flavio Rocha

Com o objetivo de prevenir o avanço dos impactos do coronavírus, a Riachuelo foi a primeira rede varejista de vestuário que suspendeu as atividades de todas as suas lojas [são mais de 300] espalhadas pelo Brasil, disse Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes-Riachuelo, durante de live promovida pela Mercado & Consumo na manhã desta quarta-feira, 8 de abril.

Segundo o executivo, esse tsunami que se abateu sobre o mundo tem referências num passado distante e a população não pode permitir que este pânico impeça a busca por aprendizados em outras pandemias. O empresário fez comparações com as vítimas invisíveis da sociedade. “Se atuarmos com a visão estreita e diminuir a estatística apenas pensando nas mortes pelo coronavírus estaremos deixando de lado a segunda onda do problema, que envolve o desemprego, a fome – que também mata -, além das vitimas da violência urbana”, elencou Rocha, que ainda completou que “não podemos deixar o remédio matar o paciente”.

Fazendo uma comparação com os Estados Unidos, Flávio Rocha lembrou que a maior economia do mundo teve um recorde de pedidos de seguro desemprego, com mais de 10 milhões de solicitações nas duas últimas semanas. “Por aqui o estrago poder ser ainda maior, com cerca de 40 milhões de desempregados, ocasionando uma desordem na economia no nosso país”, lembrou. Pra ele, há maneiras de não parar a economia sem colocar a população em risco. “A recessão resultante de se tirar a economia da tomada vai gerar ainda mais mortes”, alertou o empresário.

A implementação de férias coletivas para seus colaboradores e a interrupção da produção estão entre as providências que a Riachuelo tomou para o período de crise. No entanto, foi mantida a produção de itens hospitalares como máscaras, toucas e aventais, que estão sendo aos órgãos públicos, fruto do Programa Pro-Sertão, com a colaboração de oficinas credenciadas da Riachuelo, que já prestam serviços à varejista. O objetivo da parceria entre elas é fomentar a economia dos microempreendedores que dependem dos serviços para se manterem ativos no mercado, no presente cenário de emergência sanitária e econômica.

Sobre as oportunidades que a crise tem gerado, Flávio Rocha destacou o forte crescimento do grupo lar, com a Casa Riachuelo, que apresentou um aumento significativo na participação no e-commerce, assim como a linha pet, novo mercado que a empresa decidiu investir a partir de um mix abrangente de itens. “Com as nossas lojas físicas fechadas o e-commerce se tornou o grande canal de vendas, que até então representava cerca de 3% do faturamento da empresa. Hoje podemos dizer que tudo está em 100% no online”, disse.

Ainda sobre as mudanças positivas pós covid-19, as transformações que envolvem o processo da aceleração da inclusão digital, como bancarização e marketplace, este segundo com os pequenos varejistas em pé de igualde com o mercado, colaboram com a economia colaborativa. Para Flavio Rocha, a barreira da escala deixa de existir com essa inclusão e nada como um período de crise para eliminar barreiras que ainda existiam até então.

Outro ponto trazido durante a live foi com relação aos atuais estoques previstos para este ano. De acordo com o executivo, o inverno de 2020 cairá em 2021. “Por mais que haja esforços em canais alternativos, teremos uma postergação para o inverno do ano que vem por conta do acumulo de estoque. Este não é um problema tão dramático, como é o recente caso dos ovos de páscoa, mas nos preocupa também”, disse.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Estudo aponta que home office deve crescer 30% após crise do novo coronavírus

Próxima Postagem

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados
Varejo

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo
Artigos

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço
Artigos

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais
E-commerce

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão
Franquias

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030
ESG

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025
Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump
Economia

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda
Meios de pagamento

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
foodservice

Foodservice será tema do próximo Mercado & Consumo em Alerta

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

Americanas aposta em campanha com experiência multicanal no Dia dos Namorados

6 de junho de 2025
Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

Mais engajado do que fiel: o desafio de manter relevância no varejo

6 de junho de 2025
Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

Tecnologia e sustentabilidade nas lavanderias profissionais e o futuro do serviço

6 de junho de 2025
Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

Adeus ao site tradicional: compras online migram para as redes sociais

6 de junho de 2025
Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

Minha Quitandinha inaugura primeira unidade em instituição de ensino e mira expansão

6 de junho de 2025
C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

C&A Brasil meta de reduzir 42% de suas emissões de CO₂ até 2030

6 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.