Produtos eletroeletrônicos ficam 7,4% mais baratos na internet em 1 ano

Os dados são do Índice de Preços Fipe/Buscapé

Os preços dos produtos eletroeletrônicos vendidos na internet acumularam queda de 7,4% nos 12 meses encerrados em março de 2024, segundo dados do Índice de Preços Fipe/Buscapé. Nos 12 meses terminados em fevereiro de 2024, os eletrônicos acumulavam queda de preços de 7,3%.

No mês de março, os preços dos eletroeletrônicos recuaram 1,29%, após já terem diminuído em janeiro (-0,05%) e fevereiro (-0,56%). Em dezembro, houve aumento de 1,88%.

O Índice de Preços de Eletroeletrônicos Fipe/Buscapé é calculado com base em preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro e que são monitorados continuamente pela plataforma do Buscapé.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o índice é dividido em cinco grupos e 47 categorias de produtos, a partir de “mais de 2 milhões de preços coletados continuamente”.

No período de um ano, entre as 16 categorias mais importantes pesquisadas, apenas duas categorias tiveram aumento de preços: ar-condicionado (alta de 16,7% nos 12 meses terminados em março de 2024) e ventilador e circulador (1,6%).

Os destaques entre as quedas foram as variações de aparelhos celulares (-14,9%), monitor (-13,9%), notebook (-12,5%) e PC/computador (-12,0%).

Consulta de preços

Três a cada quatro pessoas que realizam uma compra nos shoppings costumam pesquisar, antes, o preço da mercadoria na internet. Essa é uma das descobertas de uma ampla pesquisa sobre o hábito dos consumidores realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

A pesquisa de preço utilizando os canais online não é vista como uma surpresa pela associação que, no estudo, aponta esse novo hábito como uma oportunidade para apoiar a digitalização dos lojistas de pequeno e médio porte, para oferecer mais possibilidades aos clientes deste perfil.

A pesquisa também mostrou que 43% do total de consumidores que participaram do questionário declaram já ter feito compra em algum canal digital de shopping center, seja ele o site oficial, WhatsApp ou outro meio eletrônico. E 35% possuem algum aplicativo de shopping no celular.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist