Camarão & Cia, Casa do Construtor e Montana Grill conquistam selo de excelência da ABF

O Boticário, McDonald’s, Piccadilly e Pizza Crek são algumas das redes que ganharam o Selo Adicional ESG

ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) entregou os troféus às redes que conquistaram o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2024, na noite da última sexta-feira, 3 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.

Nesta 32ª edição, 230 redes celebraram a conquista, além daquelas que se destacaram por categoria (Pleno, Sênior, Máster e Mega), homenageadas pela quantidade de chancelas, que conquistaram o Selo Adicional ESG e das redes que reconquistaram o SEF neste ano.

O Selo de Excelência em Franchising da ABF é formado pelas categorias Pleno: composta pelas redes com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos no mercado de franquias; Sênior, marcas a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos de atuação; Máster, franquias com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e operando no setor ao menos há 10 anos; e Mega, que reúne as marcas a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising há no mínimo 15 anos.

A Associação premiou com um troféu especial as franquias que registraram o melhor desempenho em cada uma das quatro categorias do SEF. O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar marcou presença em todas elas: na Pleno o destaque foi a rede Acuidar; a Unhas Cariocas se projetou na Sênior, a GOU na Máster e na categoria Mega, a rede O Boticário foi a vitoriosa.

As marcas que conquistaram números expressivos da chancela – 10, 15 e 20 selos – foram homenageadas. São elas: Apolar Imóveis, Authentic Feet, Café do Ponto, Drogarias Max, Grau T – Centro de Ensino Técnico, Remax, Roasted Potato, Rockfeller Language Center, Sodiê Doces e Vazoli com 10 selos; AlphaGraphics, Depyl Action, Influx English School e Onodera Estética, com 15 chancelas, e somando 20 SEFs, as marcas Camarão & Cia, Casa do Construtor, Montana Grill, Morana, Mr. Pretzels, Spoleto e The Kids Club Inglês só para Crianças.

“O selo é concedido indiretamente pelos franqueados ao responderem a pesquisa e apenas entregue pela ABF às redes que alcançaram a maior pontuação, o que valoriza ainda mais a chancela e as redes que a conquistaram, demonstrando que adotam as melhores práticas, os mais altos padrões éticos e de transparência no setor. Portanto, o SEF é uma celebração do franchising íntegro, tão defendido pela ABF e tão bem representado pelas marcas selistas, seus franqueadores e franqueados”, observa Cristina Franco, presidente do Conselho da Associação.

Reconquista do SEF em 2024

Redes que reconquistaram o Selo da ABF este ano, após terem sido chanceladas em 2020 e 2022 e se inscreverem em 2023 sem obter a chancela, também foram homenageadas. Elas são as seguintes: Porto do Sabor, Fuel the Eyewear Company, United Institute, Bubble Mix Tea, Roasted Potato, KNN Idiomas, Gendai Japanese Fast Food, Tip Top e IGA.

Marcas conquistam o Selo Adicional ESG

A ABF incorporou ao SEF 2024 uma análise mais aprofundada do bloco de ESG (Environmental, Social and Governance). Ações de gestão de impacto ambiental com franqueados, adesão de compromissos para o desenvolvimento sustentável e elaboração de ações de planejamento e gestão da sustentabilidade com franqueados foram alguns dos aspectos considerados.

Como resultado da análise, 17 redes de franquias entre as inscritas para o 32º SEF conquistaram o novo Selo Adicional ESG. São elas: O Boticário, McDonald’s, Piccadilly, Pizza Crek, iGUi, Premiapão, Yes!, Yázigi, Sóbrancelhas, Spé o Spa do Pé, Unhas Cariocas, Dr. Sofá, GOU, Odontotop Hospital do Dente, Santa Carga, Influx English School e Hiperfesta.

“Há no setor uma excelência sistêmica que visa garantir que todos os aspectos da rede operem no mais alto nível. Esse fato não apenas aumenta as chances de sucesso individual dos franqueados, mas também fortalece a marca como um todo. Isso está refletido no Selo de Excelência em Franchising”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

imagem: Divulgação

Sair da versão mobile