Para levar os clientes empresariais a uma jornada fluida, inteligente e automatizada, a Tramontina criou uma plataforma exclusiva de e-commerce para B2B. O portfólio, antes apresentado apenas por representantes comerciais, agora está disponível no novo canal de vendas. O objetivo da companhia é aproximar os compradores da marca e facilitar a gestão de compra e do negócio.
Gabriel Milan, gerente executivo do Núcleo do Mercado Interno da Tramontina, o portal de compras B2B é um canal a mais para os empreendedores adquirirem produtos da empresa, com foco em autoatendimento e autonomia. O canal contempla os diversos segmentos atendidos pela marca, com mais de 22 mil itens de utensílios, entre os quais se destacam: hospitalidade, foodservice – como restaurantes, bares, cafeterias e hotéis -, varejo, atacado e revendedores, itens para o lar, jardinagem e ferramentas. “Ficam de fora da plataforma apenas algumas linhas para públicos específicos ou comercializadas sob encomenda, como, por exemplo, Tramontina PRO, EX e Tecnopeças, além da linha Tramontina Personaliza”, explica Milan.
O cliente pode escolher os itens do seu interesse, fazer a gestão completa de todos os seus pedidos e acessar dados de estoques da marca para saber a disponibilidade de produtos, obter segunda via de boletos e notas fiscais. Sempre que necessário, também poderá contar com suporte especializado. Se houver qualquer dificuldade de navegação ou problemas técnicos, o cliente poderá entrar em contato com a Central de Atendimento (CAT) por telefone, e-mail, ou WhatsApp. Todos os contatos estão disponíveis no site.
Uma das vantagens de fazer a compra no e-commerce para empresas é o frete zero, respeitando a política comercial existente. Para um cliente novo do site B2B, o valor inicial de compra é de R$ 800.
Site moderno
Segundo Gabriel Milan, parceiros e clientes “podem esperar por um site moderno, de fácil navegação, tecnológico, mas, além disso, integrado com as demais plataformas da Tramontina”, o que inclui representantes e enterprise resource planning (ERP), por exemplo. “O site será mais um canal de relacionamento com a marca, por onde os clientes terão uma maior agilidade na compra na busca de informações sobre os produtos e em toda sua jornada junto à Tramontina”, garante o executivo.
Milan afirma que o novo portal complementa o trabalho dos representantes, os quais passam, agora, ao papel de consultoria do portfólio da marca.
Para a companhia, a expectativa é ampliar a digitalização do atendimento da camada B2B e potencializar as vendas. “Queremos estar cada vez mais próximos ao cliente, não só oferecendo todos os produtos, mas também serviços operacionais com mais agilidade às empresas. Outro ponto bastante importante é a perspectiva de ampliar ainda mais o acesso à Tramontina aos mais diversos clientes espalhados pelo Brasil”, conclui Milan.
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