A CVC Corp anunciou que o seu endividamento geral foi reduzido em R$ 345 milhões em relação ao segundo trimestre de 2023, mantendo a curva ascendente de evolução na companhia. A empresa divulgou ao mercado os resultados do período, com crescimento nos principais indicadores financeiros, geração de caixa e foco na rentabilidade.
A empresa observou um ganho significativo de market share no segmento B2C, com um aumento no ticket médio, mesmo em um cenário de retração do indicador no mercado. Como consequência, as reservas confirmadas cresceram 16% em comparação ao ano anterior. No relatório, a CVC Corpo destaca que, se desconsiderada a perda de vendas no Rio Grande do Sul – cerca de R$ 56 milhões – o crescimento teria sido de aproximadamente 21%. O take rate atingiu 12,9%, um aumento de 1,4 pontos percentuais.
O desempenho foi impulsionado pela inauguração de 90 lojas no semestre e pelo crescimento de 10% nas vendas das mesmas lojas (SSS), em comparação com o segundo trimestre de 2023.
No segmento B2B, como consequência da estratégia de priorizar rentabilidade sobre volume, A CVC Corp encerrou as vendas aos milheiros em maio de 2023 e excluiu acordos não rentáveis ao longo de 2023, ocasionando queda nas reservas confirmadas nos últimos trimestres. Em junho, a empresa enxergou uma reversão nessa tendência, apresentando crescimento de 2,6%, na comparação anual deste indicador.
“Ou seja, a partir de agora, além do aumento da rentabilidade, também esperamos apresentar aumento nas vendas”, afirma o comunicado. Como resultado,a receita líquida do trimestre apresentou um forte crescimento de 25% na comparação ano contra ano.
Consolidando os resultados das operações B2C e B2B Brasil, o take rate alcançou 9,4%, um avanço de 1,5 pontos percentuais em relação ao 2T23, gerando um crescimento expressivo de 21% na receita líquida e um EBITDA positivo de R$ 61 milhões, revertendo um EBITDA negativo de R$ 31 milhões no 2T23. A melhoria representa um crescimento de R$ 92 milhões no EBITDA Brasil.
Na Argentina, a empresa observou melhoria significativa no ambiente de negócios, apesar da queda no poder de compra da população. Mesmo assim, o negócio continua saudável, com geração de EBITDA positivo e forte geração de caixa. Nos últimos meses, a CVC conquistou um relevante ganho de market share, evidenciando a confiança em resultados futuros, especialmente com a recuperação econômica. No semestre, foram inauguradas 11 franquias, indicando a confiança dos empresários na economia.
Após vários trimestres apresentando consumo de caixa, a CVC Corp registrou uma geração de caixa de R$ 35 milhões, reflexo da melhoria na rentabilidade operacional (EBITDA), disciplina nos investimentos e gestão próxima do capital de giro.
Imagem: Shutterstock