O Carrefour Property, unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia, aposta no cada vez maior desejo do consumidor por conveniência e proximidade para crescer. A empresa, que tem hoje 310 imóveis próprios que somam mais de 14 milhões de m² espalhados pelo País, analisa 68 espaços que podem receber projetos imobiliários nos próximos anos.
Atualmente, os centros comerciais gerenciados pelo Carrefour Property contam com mais de 2.100 lojistas locados nos 300 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) nas 140 galerias em 14 praças, além de três shoppings centers, incluindo o Butantã e o Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo (SP), administrados diretamente, e um em Brasília (DF), alugado.
Uma pesquisa encomendada pela empresa aponta que 85% dos clientes atuais do Carrefour aproveitam a ida ao mercado para visitar as galerias. Destes frequentadores, 66% consideram esses locais práticos e convenientes para suprir suas necessidades. Produtos e serviços adicionais ao hipermercado, preços mais baratos e lojas que não estão presentes na região onde o cliente mora também foram citados como motivos para visitar as galerias.
A pesquisa ainda indicou que os clientes frequentam as galerias de quatro a cinco vezes por mês, em média, e utilizam de seis a nove serviços. Os mais utilizados são: farmácias, caixas eletrônicos, restaurantes, lotéricas, sorveteria, lojas de acessórios de celular e cosméticos.
“Muitos consumidores aproveitam a visita para resolver a maior quantidade de coisas possível, e isso combina com nosso horário de funcionamento. O consumidor não quer fazer muitas visitas para resolver algumas questões, então, quanto mais perto de casa o local for, mais oportuno”, avalia a diretora de Operações e Marketing do Carrefour Property, Marina Dias.
Diferenças regionais
Até julho deste ano, o número de tickets acumulado dentro dos hipermercados, onde as galerias estão instaladas, ultrapassou a marca de 55 milhões. Somente no mês de junho, foram mais de 9 milhões, o que mostra o grande volume de pessoas que passam por esses espaços e que utilizam esses serviços das galerias para resolver situações do cotidiano, além de contribuir para a impulsionar a economia por causa da alta rotatividade.
Marina Dias destaca que o perfil dos espaços varia pelo País. “Em alguns casos, a galeria comercial tem papel diferente. Nos Estados do Nordeste, fora dos centros comerciais, a galeria tem uma receptividade muito próxima àquela do shopping center.”
O Carrefour Property, segundo ela, também tem analisado maneiras de usar os espaços a favor das comunidades em que atua. Em outubro, lançou sua campanha para promover a arrecadação de absorventes para mulheres em situação de pobreza menstrual. Tem promovido, também, aulas funcionais em parceria com a rede de academias Smart Fit.
Para a executiva, outro grande serviço prestado pela empresa nos últimos meses foi o apoio na digitalização de pequenos comércios. Os consumidores podem, hoje, entrar em contato com os lojistas de shoppings e galerias pelo WhatsApp, por meio da ferramenta Compra Digital.
“Quando a pandemia começou, havia um grupo de lojistas que tinha o e-commerce trabalhado, atuava em marketplace, mas outras, não. O Compra Digital é uma vitrine de produtos e hoje mais de 340 lojistas estão plugados na ferramenta”, conta Mariana Dias.
Segundo ela, a empresa fez um trabalho próximo aos empreendedores para mostrar que a tecnologia era acessível a todos. “Teve até lotérica que participou do Compra Digital com bolão.”
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