AliExpress monta casa para expor produtos do marketplace em parceria com influenciadores

A AliHouse será inaugurada dia 11 com a presença de celebridades e promessa de mais de R$ 13 milhões em descontos

O open house aconteceu alguns dias antes da grande inauguração, mas o convite feito à imprensa para conhecer a AliHouse marca o início da campanha agressiva que a AliExpress prepara para o melhor dia de vendas da gigante chinesa do e-commerce, o Dia dos Solteiros, comemorado naquele país em 11 de novembro. A proposta é aproximar o consumidor da plataforma por meio de novas estratégias no digital, as quais incluem a garantia de mais de R$ 13 milhões em descontos e parcerias com influenciadores, desde os já reconhecidos aos pequenos vendedores e afiliados que querem uma oportunidade de crescer.

A casa está localizada em um condomínio de alto padrão em Alphaville, entre as cidades de Barueri e Santana do Parnaíba, a cerca de 44 quilômetros da capital paulista. Com exceção da mobília, todos os itens usados na decoração da casa estão disponíveis no marketpace a partir da porta de entrada, que se abre para uma sala aconchegante e moderna – onde se destaca o nome da empresa em um luminoso – integrada à sala de estar e ao quintal, que recebeu um ar de área de descanso. A cozinha também fica no térreo e separada dos ambientes por uma porta. O andar superior possui três cômodos, sendo uma suíte e dois quartos.

Até aqui, tudo parece ser bastante comum e esta é, de fato, parte da proposta da campanha da AliExpress. A casa é o símbolo da intimidade de uma pessoa e dos seus vínculos mais profundos. Nessa perspectiva, a AliHouse é um convite para o consumidor fazer parte da família Ali e com todos os seus membros trocar experiências de compra e consumo e fechar bons negócios.

A parceria feita com 100 aliexperts – influenciadores e consumidores – promoverá a familiaridade que o ambiente deseja transmitir, pois a outra parte da iniciativa consiste em tornar a AliHouse um hub de conteúdo. Durante um ano, haverá transmissões ao vivo e gravadas “na casa mais comprável do Brasil”. Tudo o que for mostrado pelos parceiros poderá ser adquirido em apenas um clique.

No dia do grande evento, em 11.11, a atriz Fernanda Souza e a cantora Simone Mendes comandarão a live, que terá início às 19 horas. A transmissão será feita no aplicativo da Ali, nas redes sociais dos convidados e, pela primeira vez, em um telão na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e em um abrigo de ônibus, em São Paulo. O grupo de influenciadores também estará presente, mostrando “achadinhos”, como funcionam e para que servem, além de participarem de algumas dinâmicas. Haverá uma câmera em primeira pessoa para que a audiência se sinta parte de todo evento. As interações com o público serão lideradas pelas anfitriãs.

Cada cômodo da casa foi pensado para desenvolver conteúdos das categorias que mais se destacam no site ou no app, como o comércio de eletrônicos. No piso superior, um dos quartos foi gameficado para receber um especialista em jogos.

Luzes de led deixam o ambiente com um tom azulado, enquanto, no teto, pontos amarelados brilham como estrelas. No quarto beauty, prevalece o rosa suave combinado à cor branca. O cômodo destina-se à produção de conteúdos voltados para cabelo e maquiagem. Na suíte, o banheiro ganha especial atenção com a bancada repleta de produtos de maquiagem e cuidado pessoal voltados para o público feminino. Mas também existem opções para os homens, como aparadores de cabelo.

A cozinha poderá comportar especialistas em culinária que, ao desenvolverem um prato, por exemplo, poderão compartilhar com a audiência louças e aparelhos utilizados desde o preparo da receita até a mesa posta.

Para melhorar a experiência do consumidor, a plataforma aperfeiçoou algumas ferramentas do seu aplicativo que já permitem a compra direta das lives shops sem precisar sair da página. Na China, as vendas realizadas por meio de lives representam 10% do e-commerce, segundo Briza Bueno, diretora da AliExpress no Brasil. Por lá, já foram vendidos apartamentos e até mesmo uma passagem para uma viagem de foguete por alguns milhões de dólares. A percepção da executiva é a de que há muito para negócios no digital em nosso país, explorando, principalmente, as vendas ao vivo, que falam diretamente com quem tem interesse na compra.

Por fim, e não menos importante no que tange ao pacote de ações estratégicas da empresa, está a redução do tempo de espera da compra para até 10 dias. Atualmente, o prazo de entrega, a depender da região, varia de 12 a 14 dias.

Milhões em descontos

Jorge Gloss, brand lead da Ali, disse que serão oferecidos mais de R$ 13 milhões em descontos durante a campanha, que vai de 11 a 17 de novembro. Gloss afirmou que a empresa negocia o valor de custo diretamente com os vendedores e subsidia parte das vendas para chegar a preços imbatíveis. Mas é importante lembrar que os valores promocionais estarão disponíveis somente no aplicativo.

As táticas de aquecimento, no entanto, já foram postas em prática. Todos os dias do mês, às 11h11, há uma seleção de itens comercializados a R$ 11,11. Outra iniciativa que deve reforçar as vendas e tornar a Ali mais conhecida é a nova ferramenta “Compartilhe e Ganhe”, que pode ser utilizada por qualquer pessoa com cadastro na plataforma. Mais simples que o programa de afiliados, que exige um longo cadastro e informações detalhadas do participante, o “Compartilhe e Ganhe” paga uma comissão para o usuário que enviar um link para outra pessoa e a compra for efetuada. O valor é ainda maior se o comprador for novo no sistema.

De acordo com Briza, o usuário sabe o valor a que tem direito de receber no ato do envio do link. A comissão é creditada na conta e fica disponível para uso dentro da plataforma.

Apesar de estar presente no Brasil há 13 anos e de pertencer ao Grupo Alibaba, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e tecnologia da China, a AliExpress ainda é desconhecida para grande parte dos brasileiros. “A gente sente a necessidade de estar mais próximo do consumidor, de levar esse conceito de que é um lugar onde ele pode entrar e pode ter a confiança de comprar”, diz Briza. No atual momento, a executiva optou por não comentar as expectativas de crescimento e de faturamento.

Remessa Conforme

Há menos de 2 meses, a AliExpress aderiu ao Remessa Conforme, programa da Receita Federal que facilita a entrega de encomendas e oferece vantagens tributárias e aduaneiras em transações de até US$ 50 (R$ 244,50) realizadas por brasileiros em mercados internacionais. Valores superiores ao limite fixado podem até dobrar de preço quando são taxados na alfândega.

Com a adesão, a logística ficou mais ágil, observa Briza. Quando uma venda internacional é feita, as informações sobre a transação são enviadas antes do produto. Em posse dos dados, a conferência entre o que está relacionado e será entregue é bem mais ágil. Por essa razão, foi possível reduzir a espera do consumidor.

A diretora da Ali afirmou que ainda não dispõe de números sobre a movimentação de vendas após as mudanças.

Shoppertainment

Em 2021, a empresa realizou uma ação semelhante, com o mesmo nome, mas em clima de reality show, em parceria com duas emissoras de televisão, Record e SBT, para celebrar 11 anos no Brasil.

As lives foram comandadas por Sabrina Sato e Eliana e a campanha contou com as apresentações de Ceará, Carioca, Beto Hora e Benja, e leva ao ar uma competição envolvendo os comediantes Rodrigo Capella, Mhel Marrer, Marcelo Zangrandi, Pri Castello Branco, Victor Sarro e Cris Paiva.

Imagem: Isis Brum/Mercado&Consumo

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