Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
8 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo de dados: a importância de conhecer individualmente o consumidor

Nos últimos anos, e mais fortemente durante a pandemia, acompanhamos uma digitalização significativa na experiência de compras do consumidor. Ainda não havia entendimento real sobre um aspecto importantíssimo para as empresas varejistas, principalmente os supermercados: o CRM (Customer Relationship Management). Essas três letras desempenham um papel crucial no setor de varejo, já que ajudam as empresas a construir relacionamentos mais fortes com os clientes, aprimorar a experiência do consumidor de forma individual, e, ao mesmo tempo, impulsionar os resultados, as vendas e consequentemente os resultados financeiros das companhias.

Sabem os principais benefícios da utilização em larga escala do CRM? O conhecimento individualizado, ferramenta importantíssima, que permite entender melhor os clientes e seus hábitos. Essa leitura personalizada da rotina de consumo, nenhuma Inteligência Artificial fará. Mesmo a IA vai depender dos valiosos dados apurados pelo CRM. Apenas com essa ferramenta as empresas coletem, armazenem e analisem informações detalhadas sobre os seus consumidores. Incluindo o histórico de compras, as preferências, o comportamento de compra e outras informações relevantes. E isso é genial, agrega muito setor supermercadista e varejista. Com um entendimento mais profundo de seus clientes, as empresas podem personalizar ofertas e comunicações para atender às necessidades individuais, o que aumenta a fidelização. Com o auxílio das informações obtidas por meio do CRM, é possível, por exemplo, retirar produtos sem rotatividade das gôndolas ou aumentar a oferta de itens que possuem maior demanda. Por outro lado, os supermercados podem enviar ofertas direcionadas aos clientes por e-mails, mensagens de texto ou aplicativos móveis.

Quando analisamos o varejo multicanal, o CRM é essencial para integrar os diferentes pontos de contato com o cliente, como lojas físicas, lojas online, mídias sociais e outros canais. Sabemos que a forma como realizamos compras, principalmente pós-pandemia, ganhou tração diferente nas plataformas de compras. A implantação do CRM pode garantir uma experiência consistente em todos os pontos de contato. O varejo “multicanal” oferece às empresas a capacidade de atingir um público mais amplo e diversificado. Adaptar-se às preferências dos clientes levará a um aumento nas vendas. No entanto, também requer uma gestão cuidadosa para garantir uma experiência de compra consistente e eficaz em todos os canais.

Com base nos dados coletados, as empresas varejistas podem segmentar seus clientes em grupos com interesses e necessidades semelhantes. Imagina poder direcionar campanhas de marketing específicas para cada grupo, aumentando a eficácia das estratégias? Por isso sou um defensor ferrenho da aplicação do CRM. Essa metodologia permite que as companhias forneçam um atendimento ao cliente mais eficiente e personalizado. O varejo dos dados apoia, inclusive, os funcionários dos supermercados e do comércio, com acesso a informações detalhadas sobre os clientes, o que lhes permite responder a consultas de maneira mais eficaz e fornecendo uma experiência de compras personalizada e mais agradável.

E as vantagens não param por aqui! Até a logística das companhias trabalha de forma mais assertiva. O CRM também ajuda na previsão de demanda, permitindo que as empresas identifiquem tendências de compra e ajustem seus estoques e estratégias de marketing conforme a análise dos dados. Isso ajuda a evitar a falta ou excesso de estoque. Uma questão importante, pois excesso de estoque pode significar perda para o empresário. Além disso, com as informações fornecidas pelo sistema, é possível analisar de forma rápida o desempenho das estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente. A ferramenta ainda ajuda a identificar áreas que precisam ser melhoradas, trazendo agilidade nas mudanças e transformações. Isso nenhum gerente, por melhor que seja, irá oferecer com tanta precisão.

Com um CRM eficaz, os supermercados e o comércio varejista podem construir relacionamentos duradouros com os clientes, o que leva a uma “relação” de mais longo prazo. Clientes fiéis tendem a gastar mais com a marca ao longo do tempo. À medida que a concorrência no setor de supermercados continua a crescer, o CRM se torna uma ferramenta valiosa para atrair e reter clientes e, ao mesmo tempo, gerenciar de forma eficaz as operações.

Fábio Queiróz é presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (Alas).
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aviação: exigência de visto para tripulantes pode afetar tráfego para Brasil, alertam entidades

Próxima Postagem

AMD lança chip para inteligência artificial e busca fazer frente à Nvidia

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nvidia ultrapassa a Apple e volta a ser empresa mais valiosa do mundo

AMD lança chip para inteligência artificial e busca fazer frente à Nvidia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

Preço do frete registra leve queda de 0,14% em abril, aponta Edenred Frete

21 de maio de 2025
Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

Justiça marca para julho leilão das fábricas de soja da Imcopa no PR

21 de maio de 2025
Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.