Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Propósito como fator indispensável para orientar os rumos do varejo foi tema de palestra no Retail Trends

Redação de Redação
9 de fevereiro de 2018
no Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas com propósito foi o temas da apresentação de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da GS&Malls e Lyana Bittencourt, sócia-diretora da Bittencourt. A palestra aconteceu nesta quarta-feira durante o Retail Trends, evento organizado pela GS&MD no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Propósito tem a ver com o porquê da empresa existir. Algo que vá além de simplesmente gerar lucro,” disse Lyana. Conforme a frase do escritor Mark Twain, “os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê”.

Ela lembrou que os consumidores preferem consumir de empresas que tem propósito claro, uma preocupação com as pessoas e estão cada vez mais exigentes neste sentido. No entanto, menos de 35% das empresas possuem. E este é um problema grave: “quem não tem propósito, não tem alma. As companhias que tem são as mais perenes”, destacou.

Lyana e Marinho trouxeram vários exemplos de corporações com propósito. A americana CVS Pharmacy se comprometeu a eliminar produtos com tabaco do seu portfólio, já que vende qualidade de vida e saúde. Os resultados puderam ser mensurados: 8 meses depois, a imprensa retratava a rede como sendo criativa e verdadeira. E o mais importante: 260 mil pessoas procuraram ajuda para parar de fumar. A CVS demonstrou estar mais preocupada com o bem estar do consumidor do que com o lucro.

Marinho esclareceu que normalmente as empresas com propósito tem valores em comum com as pessoas, busca se conectar emocionalmente e melhorar a vida delas. Ele trouxe para ilustrar o exemplo da American Girl, que tem como propósito empoderar as meninas, permitindo que construam bonecas como quiserem. Exibiu o vídeo emocionante de uma menina que ganha uma boneca com perna mecânica, assim como ela.

Outro exemplo é o da flagship da Adidas. “A marca defende que pessoas que praticam esportes são mais felizes. Eles têm uma quadra de basquete, pista de corrida. No lugar do café há um juice bar. Ou seja, quer que as pessoas tenham um estilo de vida mais saudável,” disse Marinho. O especialista chamou a atenção para algo muito importante: o propósito tem que ser realmente colocado em prática, não ficar apenas na teoria. “O propósito não é para ficar escrito em um quadro na parede. Tem que estar em todos os lugares, ser realmente percebido pelo consumidor,” declarou.

A rede de calçados, óculos, bolsas e roupas Toms tem o slogan “One for One”. Cada produto vendido ou consumidor na loja traz uma contrapartida para melhorar a vida de alguém em algum lugar. “Cada café tomado na loja gera água potável em algum lugar do mundo. Cada óculos vendido dá um óculos para alguém que precisa. Eles tem ações para minimizar o bullying, ou seja, o objetivo da loja é oferecer ajuda para alguém que precisa,” disse Marinho.

Lyana também trouxe o exemplo de Arianna Huffington. A fundadora do The Huffington Post e da Thrive Global tomou para si a missão de ajudar as pessoas a ter maior qualidade de vida, após um burnout.

Para concluir Lyana lembrou: “A nova geração vai exigir cada vez mais das empresas a preocupação com algo além do lucro. Marcas sem propósito são marcas sem alma. Corra atrás para definir o seu.”

 

Próximas edições Retail Trends GS&MD:

Porto Alegre

Data: 21 de fevereiro de 2018

Horário: 14h às 18 horas

Endereço: Teatro Unisinos – Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640 – bairro Boa Vista – Porto Alegre

 

Salvador

Data: 28 de fevereiro de 2018

Horário: 9h às 12h30

Endereço: Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves, 1109 – bairro Pituba – Salvador

 

Postagem anterior

As startups como modelo de inovação sustentável no varejo

Próxima Postagem

Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Planejamento: o Calcanhar de Aquiles do Gerente de Loja

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.