O Carnaval está sendo marcado por uma explosão de ativações de marcas que desejam se conectar com os foliões. Desde blocos patrocinados até ações de marketing experencial em camarotes e espaços públicos, as marcas estão buscando criar experiências memoráveis que vão além da simples exposição de logotipos.
A redação da MERCADO&CONSUMO criou uma lista com as principais ativações das marcas para o Carnaval deste ano:
Ticket
A Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação da Edenred Brasil, pretende divulgar uma série de promoções para o mês na plataforma Ticket Vantagens. Entre as oportunidades, estão ofertas em passagens aéreas na Gol, viagens com a Buser e reservas de hospedagem no Booking.com e Hoteis.com.
No segmento de moda e beleza, os usuários da plataforma encontrarão descontos em makes na Quem Disse, Berenice e na Océane, na Riachuelo e no site da Renner.
“As oportunidades disponíveis no Ticket Vantagens neste mês são voltadas para o Carnaval, especialmente para a compra de passagens e viagens. Nosso objetivo é proporcionar experiências positivas e aumentar o poder de compra das pessoas que usam nossas soluções”, afirma Natália Ghiotto, diretora de Produtos da Ticket.
Ao clicar na aba “shopping”, é possível encontrar as oportunidades de compras com cashbacks, com ofertas disponíveis das marcas parceiras Ponto, Casas Bahia e Extra. Já na aba “cupons”, estão disponíveis os cupons de desconto, incluindo preços especiais em cafés, roupas, e outros.
Burger King
A larica é um fenômeno famoso do pós-festa. O Burger King quer fazer parte da farra e, por isso, traz misturas diferentes para matar a fome de seus consumidores com a campanha Carnalarica.
Os foliões que adoram a combinação de salgado e doce poderão se deliciar com a batata frita com doce de leite. Além disso, o BK está trazendo o Mega Stacker Rodeio: é o Mega Stacker já presente no cardápio, acompanhado de onion rings e molho barbecue dentro do sanduíche. Já os amantes de frango poderão matar a fome com o Chicken Duplo com chicken e barbecue.
A larica segue nas sobremesas nesse Carnaval, com o Shake Napolitano, feito com a massa sabor baunilha e duas caldas, uma sabor morango e outra sabor chocolate. O Burger King apresenta ainda a nova opção Vaca Amarela, um sundae sabor baunilha com um copo de free refill de qualquer sabor de refrigerante.
Oxxo
É tempo de folia na Oxxo. Com lojas espalhadas pela cidade de São Paulo, a rede montou sua “rota dos bloquinhos”, em seu site oficial para divulgar as unidades mais próximas dos principais blocos de Carnaval que desfilarão pelas ruas da capital paulista.
As lojas disponíveis na rota dos blocos de rua distribuirão descontos, promoções de compre e ganhe e brindes como óculos, viseiras, doleiras e abanadores.
O “CarnaOXXO” também vai descer a serra com ações nas lojas da Baixada Santista. A rede vai promover ação de blitz com distribuição de cadeiras de praia e outros brindes com ação de sampling de Sprite.
Grand Cru
A Grand Cru pretende levar as comemorações de Carnaval para as taças de seus consumidores com a campanha Desfile de Rótulos, que oferece descontos progressivos nas compras de destaques do seu portfólio.
Entre os dias 01 e 14 de fevereiro, nas compras de dois rótulos, o consumidor terá 20% de desconto; em três rótulos, terá 25% e adquirindo quatro rótulos, o preço reduzirá em 30%. Confira alguns dos selecionados para esta folia.
A folia ainda continua depois do Carnaval, com os rótulos da vinícola Castel, destaque de fevereiro, que estarão com 25% de desconto entre os dias 15 e 29 de fevereiro.
Duolingo
O aplicativo educacional Duolingo estará presente pela segunda vez nos bloquinhos de Carnaval de São Paulo. A plataforma percebeu que o puxãozinho de orelha e cobrança dado em 2023, em que o Duo passou pelos blocos com fantasias de Wandinha e Duollynho, resultou no aumento de usuários ativos no período de festa, ao contrário dos anos anteriores.
Por isso, o mascote estará de volta nas ruas para lembrar os alunos de fazerem as suas lições diárias para e continuarem evoluindo em seu aprendizado. Ele fará aparições surpresa nos bloquinhos de São Paulo entre os dias 10 e 11 de fevereiro. A localização será divulgada em tempo real no Instagram da marca.
“Com o sucesso de retenção de usuários durante um dos momentos culturais mais importantes do país em 2023, pretendemos levar a corujinha Duo para a folia e garantir que nossos alunos façam suas lições e não percam suas ofensivas.” afirma Analigia Martins, diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.
Chandelle
Com a marca Chandelle, a DPA Brasil vai estar presente no Carnaval de São Paulo com ativações como degustação de sobremesas e espaços instagramáveis. A ação estará presente no “Carnaval na Cidade”, de 10 a 13 de fevereiro, no Centro Esportivo Tietê, e no “Camarote Avenida” entre os dias 03, 09, 10, 11 e 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.
A iniciativa tem o objetivo de fomentar a presença da marca em momentos festivos e consolidá-la como uma opção de sobremesa prática e consumível em diversas ocasiões.
“A campanha ‘O Chan que Sua Folia Merece’ representa uma abordagem que reforça o posicionamento da marca, criando uma experiência divertida que vai além e incorporando uma comunicação 360º. Isso inclui conteúdos em social mídia, mídia digital, atuação de influenciadores, patrocínios de eventos e presença em mídia OOH”, explica Vanessa Lima, gerente de Marketing da DPA.
99
A 99 é patrocinadora oficial dos carnavais de rua do Rio de Janeiro e Salvador com a campanha “De rua a gente entende”. Durante o bloco da cantora Lexa, na capital carioca, e da Banda Eva, na cidade baiana, a empresa criou momentos especiais de experiência de marca para promover as modalidades 99Moto e 99Pop disponíveis em seu aplicativo.
No Rio, containers, galhardetes exclusivos, lambe-lambes, lonas e faixas de carrinho de resíduos espalhados na decoração das ruas da cidade estamparam a marca. Já em Salvador, foi representada nos mapas do circuito, painéis, arquibancadas, camarotes, palcos e as placas de localização.
Kings
Do sambódromo para os bloquinhos de rua, a Kings traz uma dica para os foliões que querem manter os tênis limpos durante a festa. Está disponível no site da marca o kit de limpeza com spray impermeabilizante para tênis de lona, nylon, couro e camurça.
O produto foi criado para proteger calçados contra a penetração de água e outros líquidos, criando uma camada protetora sobre o tecido. Ao ser aplicado, o spray forma uma barreira invisível que repele a água, evitando que ela seja absorvida pelo material do calçado.
A Kings também é parceria da escola de samba Vai-Vai e contribuiu para a produção dos uniformes. A colaboração tem como objetivo fortalecer a presença da marca no universo cultural da cidade.
Pitú
Elementos como fantasias, danças, orquestras e trios elétricos dão vida à nova latinha da aguardente da Pitú, lançada para o Carnaval. Resgatando a memória afetiva de uma típica cena carnavalesca, a ilustração impressa na lata foi inspirada nas obras do Bajado, renomado artista pernambucano conhecido por retratar as explosões da massa pulando o carnaval de Olinda.
A iniciativa foi idealizada pela agência publicitária Ampla em parceria com a Ball, empresa especializada em embalagens sustentáveis de alumínio. A lata exclusiva de Carnaval será levada para diferentes polos da festa no Brasil, mas tem o Nordeste, berço da cachaçaria tradicional, como foco.
Imagens: Divulgação