Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • Retail Media
    • Serviços
    • Shopping centers
    • Supermercados
    • M&C Franchising
    • M&C Capital
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Abastecimento
    • Indústria
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Logística

Brasil vem se consolidando como hub de logística global, afirma MPor

Cresce o número de concessões no Brasil graças a modelo de agências independentes e técnicas

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Grupo Casas Bahia oferece 300 oportunidades para motoristas parceiros durante a Black Friday

O secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, disse nesta segunda-feira, 9, que o Brasil vem se consolidando como “hub de logística global” em virtude de modelo de agências independentes e técnicas, e vem registrando aumento do número de concessões.

Franca também elogiou o “diálogo com o TCU”, que, afirmou, tem contribuído para maior crescimento da infraestrutura no País.

Ele mencionou ainda cinco desafios para o avanço nos investimentos em infraestrutura no Brasil. Primeiramente, apontou a estabilidade institucional. “Quem investe em infraestrutura, com longo prazo e investimentos vultuosos, precisa de regra, segurança jurídica, a regra do jogo”, ressaltou.

Outro tópico é o “planejamento permanente de longo prazo”, que, reconheceu, é uma atribuição do governo. “O planejamento é um norte importante” e ajuda quando há demandas de prefeitos e parlamentares.

Franca indicou ainda financiamentos estruturados, inovação contínua e compromisso socioambiental.

A fala foi durante o seminário “Superciclo de Investimentos em Infraestrutura – Avanços e Desafios”, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, evento que reuniu nomes como o ministro das Cidades, Jader Filho.

Galpões logísticos de alto padrão

O mercado brasileiro de galpões logísticos de alto padrão encerrou 2025 em expansão, com absorção líquida de 422,8 mil m² no último trimestre do ano. No acumulado do ano, o volume absorvido alcançou 1,63 milhão de metros quadrados,segundo o Market Beat Industrial – 4º trimestre de 2025, elaborado pela Cushman & Wakefield.

A região Sudeste concentrou a maior parte da absorção no trimestre, com 310,1 mil m², com destaque para o Estado de São Paulo, que registrou 331,5 mil m² no período e encerrou o ano com 1,01 milhão de m² acumulados. Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentaram ajustes pontuais no último trimestre, mas fecharam 2025 com resultados positivos no acumulado anual.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Juliana Garçon e Gabriela da Cunha).
Imagem: Envato 

  • Categories: Economia, Logística, Notícias
  • Tags: agênciasatribuiçãoavançoBNDESBrasilcompromissoconcessõescrescimentoestabilidadegovernohubinfraestruturaInstitucionalinvestimentosLogísticaMinistério de Portos e AeroportosparlamentaressocioambientalTCUtécnicas

Conteúdo Relacionado

Governo anuncia novas regras para publicidade de bets com efeito a partir do dia 17

de Redação 9 de julho de 2026

Avon aposta em experiência no varejo físico para reforçar liderança em batons

de Redação 9 de julho de 2026

Americanas diz que cumpre integralmente plano de recuperação e nega atraso a credores

de Redação 9 de julho de 2026

Brasil amplia pesquisa para produção nacional de insumos farmacêuticos

de Redação 9 de julho de 2026

Por que as empresas estão treinando mais e aprendendo menos?

de Roberta Andrade 9 de julho de 2026

Feriado de 9 de Julho deve movimentar até R$ 2,6 bilhões em turismo e alimentação em São Paulo

de Redação 9 de julho de 2026

Japão: Ação da ispace dispara com plano de serviço lunar na Starship, da SpaceX

de Redação 9 de julho de 2026

PepsiCo tem lucro líquido de US$ 2,98 bi e supera expectativas no 2º trimestre fiscal

de Redação 9 de julho de 2026
Voltar ao topo

Sair da versão mobile