Por Eduardo Yamashita*
No artigo anterior, começamos a explorar as soluções apresentadas na feira de exposições do NRF Big Show 2016, em Nova Iorque (EUA), que estavam subdivididos nos blocos “medir” e “analisar” – clique aqui para conferir. Agora, iremos explorar os cases agrupados nos últimos dois blocos: “otimizar” e “engajar”.
Otimizar: o próximo passo depois da análise dos dados é a tomada de decisão para melhoria da operação. Nesse sentido, a Expo do NRF traz empresas com ferramentas para aumento de produtividade em todas as áreas do varejo, plataformas de omnichannel e soluções diversas de analytics. Chamaram a atenção também as soluções simples e que endereçam desafios específicos, como uma plataforma de gestão focada em perecíveis, plataforma para e-commerce de alimentos que usa smartphones para aumentar a produtividade do funcionário e reduzir erros, soluções para otimizar o espaço em loja para expor itens de linha branca, etc.
Engajar: o engajamento do consumidor em loja e melhoria da sua experiência de compras também foi destaque, com soluções de exposição e interação com os produtos (telas interativas, hologramas, TVs transparentes, etc.), uso intensivo de realidade virtual (exemplo da loja de material de construção Lowe’s, que através de um óculos de realidade virtual constrói um projeto de cozinha planejada em tempo real com o consumidor tendo a sensação de que está dento da sua futura cozinha) e por fim, vale o destaque para o novo santo graal no engajamento dos consumidores: a identificação do cliente para customizar a oferta de produtos e serviços, com muitas empresas apresentados ferramentas para fazê-lo, principalmente através dos smartphones.
PÓS NRF. Esses e outros insights, vistos no maior evento de varejo do mundo são trazidos para o Brasil, por meio de rodadas de palestras em diversas cidades brasileiras. A próxima cidade a receber o Pós NRF Big Show é Belo Horizonte (MG), no dia 29 de março. O encontro será na CDL/BH. Antes, Recife (PE) recebeu o encontro, que contou com 248 participantes, no dia 1º de março. Na semana anterior, São Paulo registou 812 participações.
Na sequência, Florianópolis (SC), recebe o Pós dia 31 de março; Salvador (BA), dia 6 de abril; e Porto Alegre (RS), dia 14 de abril. Os ingressos para os próximos ciclos de palestras ainda podem ser adquiridos aqui: http://goo.gl/ZQ9zFn.
*Eduardo Yamashita (eduardo.yamashita@gsmd.com.br) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.