Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A vez das retailtechs

Caio Camargo de Caio Camargo
9 de março de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Startup, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos

Se ainda não é possível de fato cravarmos que o cenário da economia brasileira se encontra em recuperação, podemos ao menos dizer que o cenário atual já nos permite respirar um pouco, apresentando uma certa estabilidade. Em todos os indicadores, a aparente sangria dos números e indicadores, causada pela crise, já estancou. Inflação, desemprego e juros atingiram índices que começam a sedimentar e fortalecer o terreno para uma ainda tímida retomada dos negócios.

Varejo e consumo, um dos primeiros setores que sentiram a crise, começam a apresentar desde o semestre passado, dados mais positivos. O consumidor parece que voltou a comprar.

Durante a crise, o consumidor, ameaçado pelo desemprego, preferiu “represar” algumas compras, principalmente as de bens como imóveis e automóveis. Mesmo na compra cotidiana, marcas foram trocadas em nome de se poupar um pouco do dinheiro da família, ou, no mínimo, gastar um pouco menos.

O varejo que começa a vender também começa a retomar investimentos, criando um cenário onde as startups que tem seus negócios focadas em varejo e consumo, as chamadas retailtechs, possam enfim encontrar um terreno mais sólido para seu desenvolvimento e expansão.

Há a probabilidade de se abrir, pela primeira vez, um mercado sedento por tecnologias e novidades. O mercado de startups no Brasil começou a ter uma consistência e evolução maior pouco antes da crise. Se é fato que o mercado de retailtechs conseguiu evoluir durante esse período, são emocionantes as perspectivas que se abrem para o crescimento dentro desse cenário de estabilidade, e que, de quebra, já apresenta um ecossistema de startups mais maduro, onde a invencionice ou a invenção sem sentido, dão lugar à soluções criativas, porém incrivelmente assertivas na resolução de problemas. Soluções que funcionam e que desde o início foram feitas tailor-made para esse mercado, ou seja, ajustadas para a realidade de custos e infraestrutura do varejo brasileiro.

O varejista está ansioso para conhecer e entender o que o ecossistema de startups pode oferecer para ele. Aqui na GS&UP, divisão do Grupo GS& potencializadora de negócios em startups, quase que diariamente estamos conversando com varejistas e até mesmo investidores que desejam conhecer mais de perto o que o ecossistema e as retailtechs tem a oferecer para esse mercado. As startups permitem encontrar novas formas de dialogar com o consumidor, e ainda otimizar resultados, reduzindo custos e otimizando vendas.

O mercado está aberto e cheio de oportunidades. É a hora das retailtechs.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Bella Capri Pizzaria inaugura novas unidades no interior paulista

Próxima Postagem

Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil
Produtos

Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade
Notícias

Inflação impulsiona marcas próprias e a busca por programas de fidelidade

5 de junho de 2025
Próxima Postagem
Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Com melhora da economia, restaurantes esperam alta de até 5% em 2018

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.