Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

#Coronavírus l Varejo e Consumo: cautela e prevenção sem pânico ou histeria

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Covid-19

Não dá para fugir ao tema em tempos do COVID-19. Especialmente porque o assunto tomou proporções tais que domina as conversas reais ou virtuais. E traz consequências para além do indesejável.

Não vamos repetir o óbvio que tem sido exposto à exaustão. O vírus gerado na China tem alto grau de disseminação, porém com nível de letalidade muito inferior aos anteriores, a SARS e a gripe aviária. E essa letalidade, por razões óbvias é maior para pacientes de maior faixa etária e com alguma forma de fragilidade física. E sua propagação ocorre com maior incidência em temperaturas mais baixas, já que tem menor resistência ao calor.

Mas o que temos assistido nas últimas semanas é uma escalada sem precedentes, para o bem ou para o mal, de ações, reações, manifestações e decisões, que tornaram o vírus responsável por brutal impacto na economia e no comportamento das pessoas e da sociedade. Para o bem, pois sensibiliza e gera cautela e ações de prevenção. Para o mal, pois cria um clima de pânico e histeria que trava muita coisa e para muito além do que o necessário.

E de fato é muito difícil neste momento estabelecer os limites e fronteiras entre bom senso, cautela, prevenção, pânico e histeria. Ficou tudo muito fluído e volátil e propor o caminho do equilíbrio e bom senso com profunda análise de todos os fatores, não exacerbando reações, mas não minimizando consequências, está realmente difícil.

Virou uma guerra e, como se sabe, na guerra a primeira vítima é a verdade, especialmente quando a arma digital é usada indiscriminadamente.

A ninguém é dado o direito de ser insensível ao tema, às necessárias cautelas e ações de prevenção e subestimar os riscos envolvidos. Mas daí a travar o mundo como estamos assistindo vai uma importante distância.

Os males já estão gerados e estão entre nós. Mas, como sabemos em situações como essa sempre existe um aproveitamento econômico e financeiro por quem pode se aproveitar. Uma análise, tangenciando ao singelo, indicaria que as reações estão desproporcionais aos fatos estatísticos, para os que consideram analisar tudo à luz dos números. Mas é fácil analisar quando ainda não se tem alguém próximo diretamente afetado pelo problema.

Mas não se pode negar que tudo isso torna o jogo muito mais complexo e só os muito preparados, informados e instrumentalizados conseguem ganhar. Ou no limite, perder menos.

A realidade aí está. Já estamos vivendo uma recessão econômica por conta do COVID-19 cujas dimensões, consequências, duração e extensão tornaram-se, de fato, neste momento um exercício de quiromancia. As reações geram mais reações que exponenciam outras reações numa escalada cujo ponto de inflexão em sua curva de crescimento ocorre no momento que o grau de crescimento real estabiliza com tendência de queda e o tema perde interesse mediático.

Na China, como referência, isso teria acontecido num período em torno de três meses influenciado pela variação climática sazonal. Nos demais países do hemisfério norte, às vésperas do período mais quente, pode ter comportamento diferente, dependendo das ações de prevenção.

Especificamente no consumo e no varejo determinadas categorias e produtos serão beneficiados, produtos de limpeza, higiene e cuidados pessoais, ou prejudicados, pelas mudanças de hábitos. Lojas físicas e centros comerciais podem ser mais prejudicados, os canais digitais podem ser beneficiados, foodservice, “on premise”, ou no local, pode ser prejudicado, delivery é beneficiado,

Ainda nesse capítulo turismo, viagens, hospitalidade, lazer e eventos são prejudicados enquanto consumo de mídia cresce.

Para agravar um pouco mais todo esse quadro está lançada uma guerra comercial envolvendo os preços de petróleo cujas consequências de curto prazo envolvem a redução valores por barril com fortes impactos, positivos e negativos, na economia de diversos países produtores e consumidores.

Sem falar que no Brasil ainda temos que nos reposicionar com as potenciais consequências, ameaças e oportunidades, geradas pelo Big Bang Financeiro, ou seja, a combinação ao longo de 2020 das mudanças envolvendo Open Banking, Cadastro Positivo, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Introdução da Regulamentação dos Pagamentos Dinâmicos, tudo isso num ambiente recém-configurado de Taxas Reais de Juros próximos à zero. Ou negativas.

São muitas emoções.

E tem um outro beneficiário de todo esse processo: haja ansiolítico. Fica a dica!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Fevereiro registra crescimento no varejo paulista

Próxima Postagem

E-commerce: itens de saúde têm aumento expressivo por possível influência do Coronavírus

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
E-commerce coronavírus

E-commerce: itens de saúde têm aumento expressivo por possível influência do Coronavírus

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.