Neste artigo vou explorar como a inovação e a criatividade darão vida aos metaversos e farão das horas de imersão momentos de muita diversão, aprendizagem e novas conexões.
A inovação está batendo na nossa porta e com ela estão chegando novas tecnologias que vêm nos apresentar novos conceitos, novos cenários e novas possibilidades.
No Interactive Retail Trends, o ministro das comunicações, Fábio Faria, ressaltou os benefícios que a implementação do 5G no Brasil deve trazer para o setor. Vai mudar o modo de lidar com importação, exportação, transporte, logística e distribuição, e até a maneira de consumir em lojas físicas vai mudar completamente. Desde caminhões autônomos, passando por robôs organizando os centros de distribuição, entregas de compras em 15 minutos e consumo em lojas físicas sem provadores, o 5G promete muitas novas experiências, diz ele.
Possibilidades é a palavra da vez! O metaverso nos abre muitas e novas possibilidades, como poder trabalhar em um ambiente imersivo, fazer compras, investir e fazer relacionamentos! O metaverso é uma nova porta de entrada para um mundo cheio de novidades e de novas emoções.
Ao entrar para o metaverso nos transportaremos para um ambiente imersivo que trará novidades como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual que nos permitirão viver sensações novas e desafiadoras.
O enfoque que quero dar para inovação neste artigo é para mostrar que ela vai dar um sangue novo para os negócios. As empresas poderão se reinventar, buscando novos formatos para atrair, surpreender e encantar os clientes.
Considero que a escadinha será essa: atrair os clientes para esse novo ambiente inovador e imersivo, surpreender com as novas experiências que o consumidor terá dos produtos e serviços e, por fim, encantá-lo com esse novo palco promissor de ótimas oportunidades de negócios.
A criatividade das marcas está no centro das atenções! Elas terão a oportunidade de explorar com as novas tecnologias seus produtos e serviços, inovando nas suas narrativas e polvilhando de emoções o seu marketing.
Tudo isso aliado a novas ferramentas de logística que farão parte do surpreender e do encantar. Já imaginaram receber o seu pedido em 15 minutos na sua casa? E ele ser entregue por um drone?
Dinamismo, processos, criatividade, inspiração e muita transpiração para colocar todos esses ingredientes em produção! A criatividade é o principal ingrediente da inovação!
Tudo isso é pra já. As empresas precisam mover-se para estar nesse palco, onde os negócios ganharão uma nova roupagem e múltiplas chances de crescimento, sob o olhar dos antigos e dos novos consumidores.
Até o próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagens: Shutterstock