Neste sexto episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou continuar explorando a grande relevância da gamificação como uma ferramenta muito versátil, devido à ampla gama de aplicações que temos.
Consigo engajar líderes com a gamificação? Consigo engajar times de desenvolvimento com a gamificação? Consigo engajar qualquer perfil da equipe, desde que eu conheça a fundo os seus objetivos, perfis e a dimensão dos desafios.
Por que preciso conhecer os desafios para implementar uma gamificação? Porque a gamificação precisa fazer sentido. Para que atinja seus objetivos, ela tem que ser verdadeira e estar entrelaçada com as dores dos times, garantindo relevância, tanto no seu desenvolvimento quanto na importância dos feedbacks — e, ao final dessa jornada, nos benefícios que proporcionará.
A gamificação incorpora muitos comportamentos da equipe, sempre com foco na aquisição de novas competências, estimulando a proatividade nas mudanças e gerando um ambiente colaborativo, dinâmico e engajador.
Para implementar a gamificação, visando transformar o desempenho e o engajamento da sua equipe, é preciso debruçar-se sobre alguns pontos fundamentais:
- Estabeleça metas claras, tangíveis e recompensas que façam sentido;
- Crie sistemas de pontuação e de feedback imediato para manter a transparência e a motivação das equipes;
- Estimule competições saudáveis que promovam bons comportamentos e minimizem conflitos;
- Incentive a colaboração entre equipes para promover a cooperação e a união;
- Escolha ferramentas digitais que ofereçam experiências inovadoras e atrativas;
- Estruture a gamificação para que ela esteja alinhada com os objetivos da empresa.
O segredo do sucesso da gamificação está em conhecer para quem vamos aplicá-la, quais são os desafios, os objetivos, as entregas esperadas e qual ferramenta vamos utilizar.
A versatilidade da gamificação nos oportuniza usá-la para os mais variados públicos, com os mais variados objetivos. Se ela fizer sentido para o time, com certeza ela entregará grandes resultados e fará a diferença no desenvolvimento e no bem-estar da sua equipe.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem criada por IA