Por Giuliana Grinover*
Em uma consultoria, a combinação de metodologias bem construídas, com entregas consistentes são fatores de grande importância para o sucesso do negócio. Porém, toda consultoria é formada por pessoas. De nada adianta ter metodologias consagradas, se não forem alocados os melhores recursos para implementá-las. Conhecer as capacidades e as competências de cada consultor, para conseguir tirar o máximo das suas equipes, é fundamental para se diferenciar e entregar os projetos com eficiência e excelência.
Nos projetos de consultoria ou mesmo nos projetos desenvolvidos pelas empresas internamente, é bastante comum a dúvida entre as competências necessárias para a realização do projeto em questão e as competências existentes na equipe que vai se dedicar ao projeto.
Como detectar se a equipe alocada para um determinado projeto tem o melhor perfil para a execução? Quais competências existem nas equipes? Quais competências e conhecimentos são necessários para serem desenvolvidas nas equipes?
Para uma melhor gestão da equipe, profissionais da área de Desenvolvimento de Pessoas, definem quatro etapas fundamentais:
1. Entender a estratégica do projeto e/ou da empresa envolvida e como os profissionais devem estar interligados a essa estratégica;
2. Traduzir a estratégia da empresa em cargos, que devem envolver conhecimentos técnicos e competências;
3. Mapear as pessoas envolvidas. Para isso existem várias técnicas utilizadas para o melhor mapeamento;
4. Comparar cargos e pessoas. Ter uma avaliação dos perfis dos profissionais e da necessidade dos cargos. Assim, teremos como definir e entender a distância entre o necessário e o existente. Os gaps e desenvolvimentos necessários para um grupo de profissionais e para o indivíduo poderão ser traçados.
Em função de uma rotina corrida da consultoria, em diversos casos, são avaliados apenas o conhecimento técnico da equipe. Com recursos financeiros e dedicação, estes podem ser adquiridos e desenvolvidos em cursos e escolas.
No entanto, tão importante quanto o conhecimento técnico, a análise das competências e características individuais, não são adquiridas com facilidade. O profissional precisa de orientação de seus gestores e estes, devem conhecer bem a sua equipe, estimular o processo de desenvolvimento contínuo de crescimento profissional e de exigir o melhor de cada um.
Essa combinação de profissionais é o segredo para o sucesso de uma consultoria ser forte em metodologias e suas entregas serem excelentes e consistentes.
Giuliana Grinover (giuliana.grinover@agrconsultores.com.br) é sócia e head da Consultoria GS&AGR