Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Sustentável pós-George!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
9 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo Sustentável pós-George!

Os movimentos sociais nos ensinam muito. A mim sim, e principalmente àqueles que não avisam ou atendem as previsões do comportamento humano.

Estes movimentos imprevisíveis, forçam a sociedade a encarar seus pênaltis, suas incoerências, de forma frontal, escancarada e exigem muita reflexão!

Estamos em meio a pandemia global onde somos todos obrigados a repensar hábitos, valores, higiene, prioridades, ritmo de vida, apegos, compaixão ao próximo, propósito, equilíbrio físico e emocional. Parece bastante, sim? Porém, de repente… como se o tsunami não fosse suficiente, surge o furacão George Floyd.

Como disse sua própria filha, em aparição pública: “…ele deve estar feliz, pois mudou o mundo!” Ele escancarou em escala global os nossos preconceitos, nossa imperfeição, as diferenças de oportunidade, a nossa tolerância a desigualdade social e forma pouco solidária com que normalmente encaramos as coisas, a nossa incivilidade.

Agora, vem a pergunta: Como estes movimentos sociais impactam o mercado? O que tudo isso tem a ver com o nosso varejo? Resposta: Tudo!!!

O varejo de certa forma é espelho de uma sociedade. Varejo e consumo refletem as necessidades e os desejos das pessoas. Sociedade essa, que exposta a tão “muvucado” contexto começa a se questionar, e de alguma maneira a olhar-se para este espelho de maneira diferente, e em algum momento do tempo, essa mesma sociedade não se reconhece mais.

Ela anseia por mudanças, e também por um varejo diferente! Um varejo com genuíno propósito! Um varejo onde o propósito faça parte do “core”, da essência, da estratégia a execução das vendas e que as evidências sobre isso, sejam verdadeiras.

Já se sabe e muito se lê sobre o quanto as pessoas/consumidores – globalmente – estão mais engajados e propensos a considerar empresas ou marcas que cuidam das pessoas e do planeta.

A Covid-19 está acelerando algumas tendências, e para o varejo, vem criando seu novo “normal”: digitalização, consciência do bem estar social, consumo redundante em baixa, maior cuidado com a saúde, online shopping…

E o George nos tornou mais conscientes que tem algo bem errado por aí…

Ou os negócios são redesenhados a respeitar, contribuir em evoluir essas relações com o planeta e TODOS os seus habitantes ou elas serão parte do passado (ainda bem!).

Expressões e lamentos não dão mais conta do recado. A sociedade exige posicionamento e atitude proativa. O Varejo Sustentável não tolerará o silêncio empresarial a todas estas questões, e elas poderão custar muito caro na perpetuidade e relevância das marcas e produtos.

Por outro lado, aquelas empresas ou negócios que se posicionam tão pouco estão livres de reações contrárias, um exemplo interessante foi a Nike – que em 2018 tentou abrir este caminho – com o jogador Colin Kaepernick, da NFL, a liga de futebol americano, que dividiu a opinião pública naquele momento, ao ajoelhar-se durante a execução do hino nacional americano, em protesto contra a violência policial, quem diria, hoje a Polícia repete esse mesmo gesto em apoio a igualdade e solidariedade!

Quando os anúncios foram lançados, pessoas ameaçaram queimar seus tênis, a hashtag #BoicoteNike foi parar nas listas de mais usadas no Twitter e as ações da empresa caíram 3%. Entretanto, depois da campanha, as vendas subiram, e desde então as ações se valorizaram 30%.

No fundo no fundo, queremos mais justiça, menos desigualdade, mais civilidade e educação, tudo isso em um planeta menos poluído!

A pandemia nos impõe novos modelos de vida e prioridades.

George Floyd nos impõe mais justiça e menos desigualdade.

Dica do dia: Assuma uma posição que acredite, ocupe um lugar genuíno e que lhe aproxima ao seu propósito e boas vendas!

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação dos negócios apoiando as empresas a redirecionarem seus planos estratégicos de forma ágil e transformadora l Jean Paul Rebetez ([email protected])

* Imagem reprodução (Chandan Khanna/AFP)

Postagem anterior

Domino’s usa drone para entregar desconto nas janelas dos clientes

Próxima Postagem

Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.