Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Vegetarianismo segue como tendência e cria oportunidades para marcas

Pesquisa da MindMiners aponta que 46% têm dificuldade de encontrar alimentos próprios

Larissa Féria de Larissa Féria
9 de junho de 2021
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Vegetarianismo cria oportunidades para marcas

O vegetarianismo segue tendência de alta no Brasil. Segundo um estudo feito pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, 30% dos entrevistados que estão pensando em mudar sua forma de alimentação indicaram que pretendem adotar o vegetarianismo. Segundo a última pesquisa do Ibope sobre o assunto, de 2018, o País tem quase 30 milhões de pessoas que se classificam como vegetarianas.

“Podemos dizer que um percentual bastante significativo dos brasileiros está revendo e repensando o consumo de carne e a tendência é que diminuam seu consumo”, diz Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

Entre os motivos apontados para a mudança de hábitos, a principal foi a preocupação com o bem-estar dos animais, com 47%. Em segundo lugar apareceu a saúde, com 44%, seguida pela sustentabilidade.

Vegetarianismo cria oportunidades para marcas
Danielle Almeida, CMO da MindMiners

Entre os vegetarianos e veganos ouvidos no estudo, 46% citaram a dificuldade de encontrar alimentos próprios é o principal desafios do estilo de alimentação, enquanto 65% gostariam que os preços dos alimentos fossem menores. “Alimentos prontos e semi-prontos, que sejam verdadeiramente saudáveis e adequados à dieta são uma demanda ainda reprimida quando pensamos nos desejos desses consumidores, e um incentivo a mais para aqueles que querem se tornar veganos ou vegetarianos”, diz Danielle.

A executiva destaca que essa é uma grande oportunidade para as marcas que conseguirem trazer soluções práticas para a vida desse público, assim como para aqueles que estão considerando uma transição alimentar.

Entre os produtos mais consumidos, estão hambúrgueres à base de plantas (32%), leites vegetais (30%), doce e chocolate (26%), queijo vegetal (22%) e leite vegetal (20%).

Embora muitas pessoas ainda não tenham aderido 100% a esse estilo de vida, 45% dos consumidores não compram produtos testados em animais e 41% verificam se os ingredientes têm ou não origem animal.

Entre os entrevistados, 59% acompanham influenciadores ou produtores de conteúdo que falam sobre vegetarianismo e veganismo. A mais citada foi Luiza Mell, com 33%, seguida por Luíza Motta, da Larica Vegana, com 25%. A Sociedade Vegetariana e o Vegano da Periferia seguem em terceiro, com 24%.

Oportunidades para as marcas

Não por acaso, grandes empresas de alimentos têm apostado no segmento. Nesta semana, a Unilever Food Solutions, unidade de negócios da Unilever com soluções para o foodservice, se uniu à plataforma de entrega de refeições iFood para criar uma iniciativa em benefício ao setor e, ao mesmo tempo, estimular o consumo de receitas vegetarianas.

Para participar, as casas deverão incluir em seus pratos produtos de pelo menos uma das marcas selecionadas pela companhia para a ação – The Vegetarian Butcher, carne plant-based que desembarcou no Brasil em 2020 direto para o foodservice, e maionese Hellmann’s Vegana.

“A Unilever tem um compromisso com a sustentabilidade que passa prioritariamente pela redução do consumo de proteína animal. Nesta ação, a proposta é uma aproximação do consumidor com receitas vegetarianas e veganas, mostrar que os alimentos de origem vegetal podem ser tão bons ou até melhores que aqueles de origem animal”, disse a gerente de Marketing da Unilever Food Solutions, Camille Lau.

Em maio, a PlantPlus Foods apresentou seus primeiros produtos no mercado brasileiro. A empresa, uma joint venture de Marfrig e ADM para alimentos plant-based, foi criada no ano passado.

“Nosso propósito é oferecer escolhas para os consumidores. Queremos ser a primeira opção não só para vegetarianos e flexitarianos, mas também atrair cada vez mais as pessoas que consomem carne bovina”, disse o CEO da PlantPlus Foods, John Pinto, em evento promovido virtualmente.

Ele destacou que a categoria de produtos de base vegetal vem registrando crescimento no mundo todo, mas o foco principal da empresa neste momento são os países das Américas do Sul e do Norte, que representam cerca de 40% da oportunidade global deste mercado.

Imagens: Bigstock e Divulgação

Postagem anterior

Você já quebrou silos hoje?

Próxima Postagem

Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

Gol anuncia aquisição da MAP Transportes Aéreos por R$ 28 milhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.