A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes 2022 são realizadas nesta semana em São Paulo com a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes. As feiras, realizadas simultaneamente no Expo Center Norte, vão até sexta-feira (10) e contam, juntas, com 1.800 marcas expositoras, formando, assim, o maior encontro da comunidade foodservice e do setor de sorvetes da América Latina.
Entre os destaques da Fispal Sorvetes, estão gelados veganos, plant-based, diet, sem lactose, barra de proteína em forma de sorvete e até produtos para pets, além de formatos variados. “É minha primeira vez no evento. Como somos de uma fábrica de sorvetes, viemos para conhecer mais fornecedores e ter mais contato com outros tipos de fornecedores, e já deu para colocar novos contatos no radar. Faz toda diferença poder estar aqui, presencialmente, para ver todas as opções”, afirma de Deborah Delboni, da Cor e Sabor Indústria e Comércio, de São Caetano do Sul (SP).
A Arena Gelado Experience conta com apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas, além de palestras com convidados especializados em gestão de sorveterias, indústrias e cases de sucesso no mercado sorveteiro. A arena é realização da Fispal, Duas Rodas, Specialitá e Selecta, com patrocínio das empresas Carpigiani e 3L Locações.
“Oferecer produtos zero ou sem ingredientes de origem animal é inclusivo porque envolve aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir determinados ingredientes. Quando uma família vai à gelateria, é importante ter opções para todos os membros, como sabores zero lactose ou zero adição de açúcar. Antes, a saudabilidade era associada a um produto que não é gostoso, mas hoje temos soluções que deixam com uma boa textura e sem residual”, exemplifica Glaucia Parente, da Duas Rodas.
A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete) e o Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará (Sindsorvete) estão atentos às tendências e às inovações do setor. “Além dos produtos saudáveis, já temos lojas lindas para atrair os clientes e com espaços para pets, onde também podem tomar um sorvete feito especialmente para eles. Essa é a prova de que o setor está sempre inovando”, afirma Mirian Pereira, presidente do Sindsorvete.
Além do investimento em novos sabores e públicos, o setor de sorvetes tem buscado na linha de impulso um aumento de vendas. “Mais de 60% dos sorvetes comercializados são os de pote vendidos em mercados, lugares onde as vendas são difíceis, os preços, apertados, e a margem de lucro, pequena. Uma das saídas é investir em mercados mais rentáveis, como o de picolés, que faz parte da linha de impulso”, explica Amadeu Gonçalves, vice-presidente da Abrasorvete.
Point dos Chefs
A conexão humana entre a comunidade de profissionais da gastronomia está marcando quem passa pelo Point dos Chefes, espaço inédito que é uma das atrações da Fispal 2022. O espaço é uma iniciativa da FIC Brasile (Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes) e seu propósito é servir como um ponto de encontro para chefs e demais profissionais do setor gastronômico.
A proximidade com as pessoas é um dos aspectos que mais está marcando o chef Paulo Guimarães “Papi”, proprietário de uma Lasagneria na cidade de São Roque (SP) e membro da FIC Brasile. “Essa volta ao presencial está sendo emocionante. Estou muito feliz de estar aqui vendo gente, abraçando gente e tendo esse contato humano, que é tão essencial para nossa comunidade”, afirma Guimarães.
O chef também reforça a importância de um espaço dedicado ao encontro de quem atua no setor: “É incrível estar aqui, porque além desse encontro, também temos a oportunidade de nos atualizar sobre técnicas e tecnologias gastronômicas. A dimensão da feira e a quantidade de pessoas que estão passando por aqui no Point dos Chefes são enormes.”
Para Mary Prates, chef de escultura de frutas e legumes, o espaço tem despertado muito interesse do público visitante da feira. “Eles têm gostado bastante de tudo que estamos apresentando aqui, tiram fotos, fazem perguntas, todos muito interessados em adquirir novos conhecimentos”, revela Prates, que também é membro da FIC Brasile. “O público está sendo bem diverso, com estudantes, empresários e chefs.”
Robôs-garçons
Robôs-garçons circulam pelos corredores da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022. São diferentes modelos já à disposição no mercado brasileiro, todos equipados com Inteligência Artificial e Navegação Autônoma. Incorporando prateleiras, eles são capazes de transportar até 40 kg de refeições, bebidas, utensílios e objetos em geral.
“Os robôs têm baterias para até dez horas de operação. Alguns modelos podem ser programados para se conectar automaticamente a bases de recarga em períodos ociosos”, detalha Pedro Kaplan, diretor de produtos robóticos da MedLaser. Segundo ele, unidades já estão em serviço em hospitais no Brasil, realizando serviços de abastecimento de quartos.
A configuração dos robôs é feita por meio de aplicativos de smartphone. Com IA e telas sensíveis ao toque, eles podem conversar com o público e com “colegas” dos estabelecimentos, apresentar cardápios e receber pedidos. “A ideia é que os robôs-garçons sejam um complemento para as equipes de atendimento. Eles não conseguem substituir plenamente profissionais humanos, mas podem ficar responsáveis pelas operações mais repetitivas. Dessa forma, eles humanizam o trabalho”, afirma Pedro D’Ávila, representante da MedLaser.
Empreendedorismo nas comunidades
Parceira estratégica da Fispal Food Service, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) firmou em abril um termo de cooperação por economia circular e inclusão dos catadores com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT). Também numa iniciativa do setor em prol da inclusão social, a entidade nomeou um líder de relacionamento com as favelas: Michael Gomes, que esteve na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022.
Gomes é um dos criadores do coletivo Dendê de Luta, que desde 2018 realiza projetos culturais, sociais e de capacitação profissional na Comunidade do Dendê, em Fortaleza. “Um dos nossos intuitos, na parceria com a Abrasel, é estimular o empreendedorismo. A alimentação pode transformar vidas nas comunidades, e a Fispal Food Service é uma fonte de inspiração para iniciativas”, afirma o jovem líder.
Presencial e digital
Esta edição especial do evento marca a volta do ambiente presencial, com a novidade da plataforma digital, onde o visitante poderá acompanhar alguns momentos do pavilhão de forma online. O formato híbrido (presencial e digital) reforça o novo posicionamento da Fispal, de atuar como a maior plataforma de conexão do foodservice, conectando compradores e fornecedores, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais durante os 365 dias do ano.
O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.
Todos os participantes da Fispal Food Service 2022 poderão doar alimentos não perecíveis, em caixas de coleta espalhadas pela feira. Os itens ajudarão a compor cestas básicas e marmitas que serão distribuídas a 400 famílias cadastradas na região Norte da capital paulista.
Imagens: Divulgação