O varejo é simples! E por que complicá-lo?

O título deste artigo é uma provocação e retrata o sentimento de muitos que vivem o varejo. Principalmente aqueles que estão sem rumo definido. Ainda no campo conceitual, vale ressaltar um dos princípios mais famosos no varejo: “varejo é detalhe”.

Neste sentido listo cinco pontos que contribuem nesta direção:

Ponto 1: Defina metas claras e factíveis
Todas as áreas da companhia têm que gravitar em torno de metas claras e factíveis. A grande vantagem de grandes empresas sobre as pequenas é o foco constante em resultados por meio do planejamento, responsabilidades claras e, por fim, acompanhamento e cobrança.

Ponto 2: Estabeleça rotinas no planejamento
Planejar com cada área todas as variáveis que influenciam no resultado da empresa é essencial e chave para garantir o sucesso do que foi planejado. Destaque para áreas de:

Ponto 3: Tenha responsabilidades claras
Por mais estranho que isso possa parecer, não pode haver mais de um responsável por cada área da companhia. A avaliação de cada executivo tem que ser baseada em suas metas previamente estabelecidas.

Ponto 4: Não desperdice palavras ao vento
A enorme quantidade de conversas sem foco que acontecem no cotidiano é uma enorme perda de tempo e esforço. São muitas palavras ao vento e quase nada se anota.

Ponto 5: Mantenha os ritos
Esse ponto é um dos mais relevantes para acabar com os problemas de comunicação. O bom ritual é suportado por: a) relatórios/ kpis e b) reuniões planejadas.

  1. Relatórios e kpis:

2. Reuniões planejadas:

Para aqueles que ainda carecem de um pouco mais de disciplina, mãos à obra! E para aqueles que já superaram isso, a hora é de trabalhar.

* Imagem reprodução

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