Datas comemorativas costumam lotar bares e restaurantes que oferecem menus especiais, seguindo as mudanças de estação e utilizando ingredientes da época. Com esses produtos típicos de cada estação sendo mais fáceis de encontrar, os preços se tornam mais acessíveis para o bolso do consumidor, gerando, assim uma economia de custos para os proprietários dos estabelecimentos.
No Dia dos Pais, não é diferente. Essa data, que é sempre celebrada no segundo domingo de agosto, período de inverno no Brasil, será comemorada neste ano em 13 de agosto. Assim, a Unilever Food Solutions, fornecedora global de bens de consumo, listou um conjunto de dicas para aprimorar e personalizar o atendimento ao cliente.
1. Atrair a atenção do consumidor: A elaboração de cardápios especiais chama a atenção do consumidor, além de atrair novos clientes ao local. Dessa forma, o estabelecimento consegue se aproximar de seus clientes, estreitando o relacionamento com os mesmos.
Além disso, ao atualizar o cardápio, surge uma oportunidade de fortalecer a promoção nas redes sociais e no ponto de venda. Grandes redes de alimentação também incorporam novos produtos a cada temporada, incluindo as redes de fast-food que constantemente buscam inovação para seus pratos. Ao adicionar novas opções ao menu, elas se destacam da concorrência.
2. Conexão com a comunidade: Ao escolher ingredientes sazonais, os bares e restaurantes se alinham à natureza e à comunidade, promovendo uma relação consciente com a alimentação. Essa abordagem sustentável cria confiança ao comunicar a origem dos alimentos, fortalecendo a fidelidade à sua marca.
3. Aumento de vendas: Datas especiais como o Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, são grandes oportunidades para impulsionar o faturamento, influenciando positivamente a economia. Aproveitar essa janela pode destacar seu estabelecimento, uma vez que nem todos os restaurantes são capazes de oferecer um cardápio sazonal.
Além disso, a introdução de um menu sazonal dispara gatilhos de venda reconhecidos, criando uma percepção de urgência, escassez e exclusividade que impulsiona a demanda devido à disponibilidade limitada.
4. Menu mais criativo: A cada estação, surge uma gama distinta de ingredientes. Aproveitar essa sazonalidade alimentar possibilita a exploração de diversas combinações de sabores, cores e texturas em seus pratos. Essa abordagem pode se tornar um diferencial para o seu restaurante, atraindo o consumidor em busca de experiências culinárias inovadoras, especialmente se você puder optar por alterar o menu semanalmente.
5. Atratividade e baixo CMV: Aproveitar os ingredientes da estação é a principal vantagem do cardápio sazonal. Dessa forma, você consegue manter um baixo CMV (Custo da Mercadoria Vendida), sem comprometer qualidade e sabor, ao mesmo tempo em que aumenta o apelo.
Entre os ingredientes geralmente considerados sazonais, incluem-se frutas e verduras, que são exclusivas de uma estação específica. No inverno, por exemplo, temos a carambola e o caju, enquanto na primavera, o cupuaçu e a jabuticaba são destaques.
Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Shuttestock