Seis em cada dez consumidores já decidiram comprar presentes para os pequeninos neste Dia das Crianças, segundo um estudo conduzido pela Alqia com clientes de sua base. O levantamento destaca que 74% deles devem investir em presentes de até R$ 300 neste ano.
Entre as categorias, brinquedos e jogos lideram a intenção de compra, com quase metade da preferência do público ouvido. Roupas e livros aparecem logo em seguida, com cerca de 15%, enquanto 9% devem presentear com experiências, como passeios especiais, visitas a parques e programação cultural.
“A pesquisa mostra mudanças de comportamento do consumidor nesse Dia das Crianças. Apesar de brinquedos seguirem na preferência das famílias, oferecer experiências para o público infantil vai ganhando o gosto do público na hora de presentear”, avalia Rodrigo Silva, diretor de Operações da Alqia.
O compromisso ambiental das marcas também é um fator decisivo para a compra, ultrapassando os critérios de preço e condições de pagamento. Enquanto 35% das pessoas ouvidas destacaram atenção às práticas ambientais das empresas, 29% mencionaram preço e condições de pagamento.
“Outro destaque é a preocupação com a agenda ESG das marcas, que se torna mais importante que descontos ou promoções para a decisão de compra, refletindo a preocupação do público com a urgência climática diante da seca que se impõe em todo o país e as enchentes mais frequentes no sul. Esse indicador deve pautar o varejo nos próximos anos”, conclui Silva.
Para a pesquisa, a Alqia ouviu 42.597 clientes em 11 empreendimentos localizados em todo o país, como Shopping Metrô Tucuruvi, SuperShopping Osasco, Shopping Granja Vianna e Pátio Cianê Shopping, em São Paulo; Bossa Nova Mall, no Rio de Janeiro; Shopping Uberaba e Uberlândia Shopping, em Minas Gerais; Shopping Paralela, na Bahia; Shopping Pátio Maceió, em Alagoas; e Via Verde Shopping, no Acre.
Volume de vendas na data
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas para o Dia das Crianças em 2024 atinja R$ 9,35 bilhões. Se confirmada, essa projeção representa um crescimento de 2,6% em relação a 2023. O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário de vendas do varejo no Brasil, atrás do Natal e do Dia das Mães.
“Essa é uma data que continua sendo chave para o comércio. As condições do mercado de trabalho e a melhoria no rendimento das famílias são os fatores que nos permitem projetar um crescimento de vendas neste ano”, afirma José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.
Imagem: Shutterstock