Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidores autodeclarados pretos ou pardos investem cada vez mais em canais digitais

Estudo sugere ainda que a falta de produtos específicos é uma das principais dores da comunidade

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
9 de novembro de 2022
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

Representando mais da metade dos brasileiros, os consumidores autodeclarados pretos ou pardos estão ganhando cada vez mais destaque na economia do País e o digital é um dos principais canais de compra. É o que aponta o estudo “Digital Consumer Study”, feito pela Nielsen em parceria com a Sable (Sustaining Active Black Leadership and Empowerment), comunidade global da Nielsen com foco em pessoas pretas, com 414 pessoas entre os dias 10 e 14 de outubro.

De acordo com o estudo, 33,8% dos entrevistados utilizam o celular como principal meio de compra e consumo audiovisual, alcançando mais de 20 horas semanais de tempo de tela. Dos segmentos mais acompanhados através de criadores de conteúdo, a pesquisa aponta a música como o principal nicho (56%), seguido por séries (48%), filmes (45%), saúde e beleza (42%) e culinária (40%). Dos entrevistados, 67,6% fizeram compras online durante o período de estudo.

Apesar de sua significativa presença nos canais digitais, a pesquisa aponta que o mercado publicitário ainda prioriza rostos brancos em suas ações: 87,2% dos entrevistados apontam presença majoritariamente branca nos últimos anúncios consumidos. Pessoas pretas vem logo atrás (72%), seguido de asiáticos (25%) e indígenas (11%).

‘’A valorização da comunidade negra como consumidora é um movimento antigo nos Estados Unidos, mas no Brasil é uma coisa nova – reflexo do contexto histórico desigual em que vivemos no País. A gente quer se ver presente na publicidade, mas também queremos entender como as marcas geram questões profundas em relação a isso”, afirma Carolina Garrido, brand PR Manager de cervejas e produtos não alcoólicos da Ambev.

Consumidores desembolsam mais com beleza, higiene e moda

Em seu cotidiano, a população preta desembolsa mais com com beleza, higiene e moda. De acordo com o estudo, 39,86% gastam entre R$ 50 e R$ 100 mensais em produtos como maquiagem e cosméticos, enquanto 29,71% consomem entre R$ 101 e R$ 499.

Quando se trata de higiene, 50% dos entrevistados disseram que gastam entre R$ 50 e R$ 100 por mês. Quando perguntados sobre o consumo de roupas, acessórios e calçados, 42,03% gastam entre R$ 101 e R$ 499 em peças mensalmente.

A chegada das datas comemorativas também foi tema do estudo: 62% da comunidade preta ou parda tem a intenção de comprar eletrodomésticos durante a Black Friday, realizada no dia 25 de novembro. Outros 47,8% citam perfumes e fragrâncias como os principais desejos de consumo durante o Natal.

Representatividade no mercado 

O estudo sugere ainda que a falta de produtos específicos é uma das principais dores do consumidor preto ou pardo. De acordo com a pesquisa, 1 a cada 4 entrevistados acredita ser razoavelmente difícil encontrar produtos para a comunidade.

Dentre os setores pesquisados, beleza (62,80%) é considerado o mais representativo, seguido por vestuário (59,90%), música (44,44%), entretenimento (34,30%), saúde (28,50%), tecnologia (25,60%) e educação (17,63%).

‘’Por muito tempo, as empresas de beleza trouxeram para a comunidade negra a noção de que era preciso ter cabelos lisos e sem volume. A própria maquiagem não era feita pensando no nosso tom de pele. E isso vem mudando cada vez mais”, conta Carolina.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Overemployment: manter dois empregos como a cura para a insatisfação profissional

Próxima Postagem

Meta demite 13% de seus funcionários; cerca de 11 mil, diz Zuckerberg

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce
E-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025
Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita
Tecnologia

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
UE multa Meta em 390 milhões de euros por anúncios baseados em atividade online

Meta demite 13% de seus funcionários; cerca de 11 mil, diz Zuckerberg

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.