Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Consumidores autodeclarados pretos ou pardos investem cada vez mais em canais digitais

Estudo sugere ainda que a falta de produtos específicos é uma das principais dores da comunidade

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
9 de novembro de 2022
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
consumidores

Representando mais da metade dos brasileiros, os consumidores autodeclarados pretos ou pardos estão ganhando cada vez mais destaque na economia do País e o digital é um dos principais canais de compra. É o que aponta o estudo “Digital Consumer Study”, feito pela Nielsen em parceria com a Sable (Sustaining Active Black Leadership and Empowerment), comunidade global da Nielsen com foco em pessoas pretas, com 414 pessoas entre os dias 10 e 14 de outubro.

De acordo com o estudo, 33,8% dos entrevistados utilizam o celular como principal meio de compra e consumo audiovisual, alcançando mais de 20 horas semanais de tempo de tela. Dos segmentos mais acompanhados através de criadores de conteúdo, a pesquisa aponta a música como o principal nicho (56%), seguido por séries (48%), filmes (45%), saúde e beleza (42%) e culinária (40%). Dos entrevistados, 67,6% fizeram compras online durante o período de estudo.

Apesar de sua significativa presença nos canais digitais, a pesquisa aponta que o mercado publicitário ainda prioriza rostos brancos em suas ações: 87,2% dos entrevistados apontam presença majoritariamente branca nos últimos anúncios consumidos. Pessoas pretas vem logo atrás (72%), seguido de asiáticos (25%) e indígenas (11%).

‘’A valorização da comunidade negra como consumidora é um movimento antigo nos Estados Unidos, mas no Brasil é uma coisa nova – reflexo do contexto histórico desigual em que vivemos no País. A gente quer se ver presente na publicidade, mas também queremos entender como as marcas geram questões profundas em relação a isso”, afirma Carolina Garrido, brand PR Manager de cervejas e produtos não alcoólicos da Ambev.

Consumidores desembolsam mais com beleza, higiene e moda

Em seu cotidiano, a população preta desembolsa mais com com beleza, higiene e moda. De acordo com o estudo, 39,86% gastam entre R$ 50 e R$ 100 mensais em produtos como maquiagem e cosméticos, enquanto 29,71% consomem entre R$ 101 e R$ 499.

Quando se trata de higiene, 50% dos entrevistados disseram que gastam entre R$ 50 e R$ 100 por mês. Quando perguntados sobre o consumo de roupas, acessórios e calçados, 42,03% gastam entre R$ 101 e R$ 499 em peças mensalmente.

A chegada das datas comemorativas também foi tema do estudo: 62% da comunidade preta ou parda tem a intenção de comprar eletrodomésticos durante a Black Friday, realizada no dia 25 de novembro. Outros 47,8% citam perfumes e fragrâncias como os principais desejos de consumo durante o Natal.

Representatividade no mercado 

O estudo sugere ainda que a falta de produtos específicos é uma das principais dores do consumidor preto ou pardo. De acordo com a pesquisa, 1 a cada 4 entrevistados acredita ser razoavelmente difícil encontrar produtos para a comunidade.

Dentre os setores pesquisados, beleza (62,80%) é considerado o mais representativo, seguido por vestuário (59,90%), música (44,44%), entretenimento (34,30%), saúde (28,50%), tecnologia (25,60%) e educação (17,63%).

‘’Por muito tempo, as empresas de beleza trouxeram para a comunidade negra a noção de que era preciso ter cabelos lisos e sem volume. A própria maquiagem não era feita pensando no nosso tom de pele. E isso vem mudando cada vez mais”, conta Carolina.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Overemployment: manter dois empregos como a cura para a insatisfação profissional

Próxima Postagem

Meta demite 13% de seus funcionários; cerca de 11 mil, diz Zuckerberg

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago
NRA Show

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
UE multa Meta em 390 milhões de euros por anúncios baseados em atividade online

Meta demite 13% de seus funcionários; cerca de 11 mil, diz Zuckerberg

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.